As estações do ano: resumo de geografia

Tudo aquilo que você precisa saber sobre o tema!

As estações do ano: tudo o que você precisa saber

Certamente você já ouviu falar sobre as estações do ano. Isso porque, elas são extremamente importantes para o funcionamento do planeta.

Porém, você sabia que esse assunto pode aparecer também no seu vestibular e na prova do ENEM?

É justamente por isso que o artigo de hoje trouxe um resumo com tudo aquilo que você precisa saber sobre as estações do ano. Confira!

As estações do ano: introdução

As estações do ano dependem da incidência dos raios solares no planeta. Ainda, elas acontecem também de acordo com o movimento de rotação realizado pela Terra.

Assim, as áreas do planeta recebem, de acordo com a rotação, uma determinada quantidade de luz solar e, dessa forma, uma determinada estação é formada.

As estações do ano: as quatro estações

Existem quatro estações do ano, as quais se alternam ao longo de 12 meses. São elas: primavera, inverno, verão e outono.

Porém, devemos nos lembrar de que as estações não são sempre bem definidas e, de acordo com a região em que nos encontramos, pode ocorrer a predominância de uma estação ou de outra.

As estações do ano: no Brasil

No Brasil, o início a primavera começa no dia 23 de setembro e termina em 22 de dezembro. De maneira geral, podemos afirmar que, ao longo dessa estação, os dias e as noites duram o mesmo tempo, as temperaturas são amenas e a vegetação floresce.

O verão, por sua vez, começa em 21 de dezembro e termina no dia 20 de março. O calor é a principal característica dessa estação.

Ainda, o verão brasileiro é também caracterizado por quantidades abundantes de chuva.

O outono se inicia no dia 20 de março e acaba no dia 21 de junho. Durante essa estação, o tempo é mais fresco e os dias e noites possuem a mesma duração.

Ao longo da estação as temperaturas caem, acompanhado o início do inverno.

Por fim, o inverno se inicia no dia 21 de junho e acaba em 23 de setembro. Essa estação é caracterizada por temperaturas mais baixas e noites longas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.