As 4 fases do Open Banking - Notícias Concursos

As 4 fases do Open Banking

O BCB dividiu o Open Banking em 4 fases, inicialmente. Sendo assim, confira as fases de implantação, conforme informações oficiais.

O que é o Open Banking?

O Open Banking ou Sistema Financeiro Aberto é uma iniciativa do Banco Central do Brasil que tem como principais objetivos trazer inovação ao sistema financeiro, promover a concorrência, e melhorar a oferta de produtos e serviços financeiros para você, consumidor, conforme definição oficial do site Open Banking Brasil.

Sendo assim, a pessoa física ou jurídica é quem decidirá quando e com quem deseja compartilhar seus dados. O Open Banking assegura a padronização do compartilhamento de dados e serviços.

O BCB dividiu o Open Banking em 4 fases, inicialmente. Sendo assim, confira as fases de implantação, conforme informações oficiais. 

Dados públicos das instituições financeiras – fase 1

As instituições financeiras disponibilizam dados de forma padronizada. Nessa fase, devem ser disponibilizadas as informações de seus canais de atendimento e de seus produtos e serviços, incluindo as taxas e tarifas de cada item ofertado.

Para o cliente: podem surgir novas comparações de produtos e serviços financeiros, o que facilitará a escolha de produtos de acordo com as necessidades de cada cliente.

Compartilhamento de dados do consumidor – fase 2

O consumidor poderá compartilhar seus dados (cadastros, transações em conta, informações sobre cartões e operações de crédito) com as instituições de sua preferência. Tudo é feito por meio de consentimento, que pode ser revogado a qualquer momento.

Para o cliente: novos produtos e serviços, mais personalizados e acessíveis podem ser acrescentados. Porém, o compartilhamento de dados entre instituições só será possível por meio de consentimento.

Serviços à  escolha do consumidor – fase 3

Os consumidores terão acesso a serviços financeiros como pagamentos e encaminhamento de propostas de crédito, sem a necessidade de acessar os canais das instituições financeiras com as quais eles já têm relacionamento.

Para o cliente: nesta fase poderão ser enviadas e contratadas propostas de crédito de outras instituições de escolha do consumidor, que ganha autonomia no acesso a serviços financeiros.

Ampliação de dados, produtos e serviços – fase 4

Inclusão de novos dados que poderão ser compartilhados, além de novos produtos e serviços, tais como contratação de operações de câmbio, investimentos, seguros e previdência privada.

Para o cliente: os consumidores passam a ter o controle do compartilhamento de uma gama maior de informações, o que pode levar à  criação de produtos ainda mais personalizados para cada necessidade.

Agilidade, conveniência e segurança

Com o Open Banking espera-se a entrega de produtos e serviços financeiros a consumidores com maior agilidade, conveniência e segurança. Além da possibilidade de integração da prestação de serviços financeiros à  jornada digital do consumidor, são fornecidas condições para o surgimento de modelos de negócio que têm o cliente no centro.

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