Artigo de opinião: estrutura e principais características do gênero textual

O artigo de opinião é um gênero textual muito presente em meios de comunicação como jornais, revistas e sites da internet, que são meios de comunicação de massa, e costuma apresentar uma discussão sobre um tem que está em voga no momento de sua publicação. Desse modo, esse gênero está muito presente no cotidiano de quem está se preparando para vestibulares e concursos e precisa estudar temas da atualidade. 

Sendo um texto do tipo dissertativo-argumentativo, o artigo de opinião apresenta o ponto de vista do seu autor acerca de algum tema de relevância social por meio de diversos argumentos. Nesse sentido, na escrita de um artigo de opinião, é necessária a construção de uma tese sustentada por argumentos que podem gerar uma conclusão a respeito do assunto de maneira propositiva ou sintética, na maioria das vezes.

Em resumo, esse gênero textual exige que o autor apresente o seu posicionamento por meio de argumentos, já que a argumentação é um recurso retórico crucial para informar e persuadir o leitor a concordar com uma dada opinião.

Assim, os artigos de opinião podem abordar temas polêmicos, podem apresentar dados, discutir posicionamentos políticos, fatos sociais, estatísticas e muito mais. Nesse sentido, a ideia principal é de contribuir criticamente por meio de um texto escrito com o debate de temas que estão em destaque na sociedade.

Estrutura

A estrutura do artigo de opinião não é rígida, de modo que o autor pode escolher a maneira por meio da qual irá se expressar. No entanto, é preciso apresentar três elementos composicionais básicos: introdução, desenvolvimento e conclusão.

Geralmente, os textos do tipo dissertativo-argumentativo devem apresentar essa divisão. Além disso, é crucial que haja uma ideia central, uma tese em defesa. Para defender seu ponto de vista, o autor deve usar uma argumentação bem fundamentada, com argumentos que se complementem.

Já a linguagem usada no artigo de opinião deve estar adequada ao público-alvo daquele texto. A linguagem deve estar adequada às características do público que acessa aquele meio no qual o texto será publicado. Mas, de modo geral, a linguagem deve ser simples e direta. 

Nesse gênero textual, o autor pode flexionar verbos e pronomes na 1ª pessoa do singular, ou seja, embora seja essencial a fundamentação das opiniões apresentadas, elas podem ser construídas de forma subjetiva. No entanto, é comum que os autores optem pela 3ª pessoa do discurso.

Como produzir um artigo de opinião?

Em primeiro lugar, para escrever um artigo de opinião sobre um dado tema é preciso pesquisar sobre ele. Esse tipo de texto exige a apresentação de dados, fatos, ideias, etc, para convencer o leitor sobre a validez do ponto de vista apresentado. Portanto, o autor deve usar informações verídicas e de fontes relevantes para construir a sua argumentação. Essa pesquisa ajudará na composição do texto, uma vez que será possível criar um projeto de texto a partir dela.

No projeto de texto, o autor deve estabelecer a organização dos elementos que comporão as três partes principais do texto. Desse modo, a introdução (exposição) deve apresentar o tema sobre o qual o texto tratará. Já o desenvolvimento (interpretação) deve trazer uma explicação do tema, junto com a opinião do autor. É também no desenvolvimento o momento de apresentar os argumentos e embasá-los com dados. 

Por fim, a conclusão deve trazer uma retomada sucinta dos principais pontos do texto, com a finalização do mesmo. Ou seja, é preciso retomar a linha argumentativa do texto reforçando a tese apresentada. Nesse parágrafo de finalização do artigo, o autor deve apresentar ideias para solucionar os problemas sobre o tema proposto.

Além disso, o autor deve criar um título que chame a atenção do leitor e que seja provocativo. O objetivo é ter o máximo de clareza na comunicação da tese, da opinião defendida pelo autor. 

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também Citação direta e indireta: como citar de acordo com as regras da ABNT; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.