O que é um texto dissertativo? Conheça o gênero textual mais comum em concursos

Para quem estuda para concurso público, a redação é um dos grandes desafios. Em grande parte das vezes, o candidato precisará saber o que é um texto dissertativo-argumentativo para redigi-lo, sendo o conhecimento sobre esse gênero textual essencial para uma boa nota na redação. Isso porque, se algumas das características dele forem desconsideradas, a redação pode ser, até mesmo, anulada.

Nesse sentido, se você ainda tem dúvidas com relação à dissertação argumentativa, este post vai tirar algumas das principais, mostrando o que é um texto dissertativo, como é sua estrutura e quais são suas principais características. Além disso, você verá algumas dicas para escrever sua redação. Veja a seguir.

O que é um texto dissertativo?

O texto dissertativo-argumentativo é uma maneira de debater algum assunto, expressando um ponto de vista por meio de argumentos que o justifique. Dessa forma, ao apresentar alguma afirmação na redação, o candidato deve mostrar o porquê dela, e nunca deixar a informação solta no texto sem algo que a valide.

Qual é a estrutura do texto dissertativo-argumentativo?

A redação dissertativa-argumentativa se divide em três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão. Uma estrutura básica para a elaboração do texto dissertativo é:

  • na primeira parte, apresentar o tema, o ponto de vista e os argumentos;
  • na segunda, desenvolver esses argumentos — usando fontes como dados, pesquisas, citações, entre outras inúmeras opções;
  • na terceira, fazer uma síntese de tudo que foi apresentado no texto.

Quais são as principais características desse gênero textual?

O texto dissertativo é, antes de tudo, formal e exigirá que o candidato tenha bom domínio da norma culta da língua portuguesa. Isso inclui uso adequado de concordância, regência, pontuação, entre outros, bem como eliminação de marcas de oralidade.

Outra característica bem marcante desse gênero textual é o uso da terceira pessoa, a fim de manter o distanciamento do leitor. Isto é, se houver construções como “eu acho que…” e “eu acredito que…”, a redação está fora do gênero e será anulada.

O objetivo disso é que o texto deve convencer o leitor por meio dos argumentos apresentados pelo candidato na posição de observador do problema. Nesse sentido, usar a primeira pessoa traz subjetividade ao texto, mostrando uma visão mais aproximada do tema, mais pessoal.

É muito comum ver construções usando o “nós” também, principalmente na proposta de intervenção apresentada pelo candidato, em que ele usa o pronome para se referir à sociedade, como “nós precisamos tomar tais medidas”. É recomendável que se evite esse tipo de ação também.

Por fim, uma dúvida que pode surgir sobre esse gênero textual é: a redação dissertativa-argumentativa tem título? A resposta é sim, o título é uma das características do texto dissertativo, porém, alguns editais podem estabelecer a não obrigatoriedade dele. Na dúvida, sempre elabore um para sua redação.

Como se faz um texto dissertativo-argumentativo?

O primeiro passo é entender muito bem o tema proposto, para que não ocorra fuga dele no momento da escrita, o que, inclusive, é outro ponto que anula a redação. Para isso, o candidato deve saber analisar o enunciado e identificar os pontos mais importantes do tema apresentado nele, dos quais será possível extrair um problema para elaboração da tese que defenderá.

Após isso, é preciso estabelecer os argumentos que usará para embasar seu ponto de vista e, então, organizar as ideias antes de colocá-las no papel, apresentando-as com coesão e coerência — sem contradições, por exemplo, e sabendo interligar as ideias de forma que faça sentido.

Essas habilidades vêm com bastante treino. Dessa forma, agora que você tem conhecimento sobre o que é um texto dissertativo-argumentativo, se você pretende fazer um concurso que contém uma produção dessa, não deixe de praticar e continuar se informando sobre suas particularidades.

Gostou do conteúdo? Continue no site para mais dicas e informações sobre concursos e muito mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.