Arte Romana: vai cair na sua prova!

Arte Romana: um resumo 

O termo “arte romana” se refere às produções artísticas da civilização romana, entre os períodos de VIII a.C. e IV d.C..

Esse tópico é abordado com grande frequência por diferentes questões de história da arte e artes, principalmente nos vestibulares. 

Assim, é fundamental que você domine as principais características da arte da Roma Antiga para garantir um bom desempenho nas suas provas.

Arte Romana: Introdução 

A produção da arte romana iniciou- se em meados do século VIII a.C., na chamada Roma Antiga. 

Influenciada pelas produções dos etruscos e dos gregos, a arte da civilização romana ganhou grande destaque na arquitetura. Isso porque, os reis e imperadores da Roma Antiga ordenavam a construção de edificações imensas, decoradas por colunas e por arcos. Ainda, podemos citar como outros exemplos da arquitetura romana os aquedutos, as muralhas e os castros. 

Arte Romana: Características

A arte romana tinha um forte caráter funcional, ou seja, os artistas se preocupavam com a função prática de suas produções. Um artista se preocuparia por exemplo, se a sua pintura poderia ser utilizada para decorar determinado local e um arquiteto romano se preocuparia se o teatro por ele edificado poderia ter alguma função para a sociedade romana. Dessa forma, podemos perceber que uma das características mais marcantes de toda essa produção é a perfeita combinação entre funcionalidade e beleza. 

Ainda, a arte dos romanos foi fortemente influenciada pela arte etrusca e pela arte grega. Principalmente por essa última, uma vez que, quando os romanos conquistaram a Grécia, iniciaram a observar o modo de produção desses artistas e a copiá-los, de certa forma. 

Além disso, a arte dos romano é caracterizada pelo realismo das figuras, pela idealização da beleza, pela riqueza de detalhes, pela simetria e pelo uso de cores nas pinturas.

Arte Romana: Pintura

A pintura romana era realizada em murais e em mosaicos, que podiam ser encontrados em todo o Império. Os artistas empregavam uma grande quantidade de cores em suas obras, além de tridimensionalidade e realismo.

Arte Romana: Arquitetura

A arquitetura romana se destaca pela construção de edifícios públicos, como aquedutos, teatros e templos. Os romanos desenvolveram uma série de práticas inovadoras nesse ramo, especialmente em relação ao uso de arcos e de abóbadas para sustentação.

Ainda, podemos citar a grande construção de anfiteatros, que eram idealizados com o objetivo de oferecer entretenimento ao público. Podemos citar, dentre os principais, o Coliseu, que se localiza na cidade de Roma.

Arte Romana: Estatuária

A estatuária romana se destacava, principalmente, pelo seu caráter realista, uma vez que o objetivo dos artistas era retratar fielmente os corpos dos humanos. Ainda, os romanos, influenciados pelos gregos, prezavam por uma noção idealizada de beleza, que se refletia na produção artística.

Além disso, a estatuária da Roma Antiga se destaca pela produção de bustos, especialmente aqueles de imperadores.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.