Aprenda de uma vez por todas a BLOQUEAR ligações indesejadas em seu celular

Como bloquear definitivamente ligações não solicitadas em seu celular

Todos nós já passamos pela situação incômoda de receber ligações não solicitadas, seja de empresas de telemarketing, fraudes ou até mesmo robôs coletando informações. Essas ligações indesejadas podem ser uma verdadeira dor de cabeça, principalmente quando ocorrem em momentos inoportunos.

Neste artigo, vamos ensinar como bloquear essas ligações indesejadas e finalmente ter um pouco de paz. Acompanhe!

O porque das ligações não solicitadas

Antes de entrar em detalhes sobre como bloquear as ligações indesejadas, é importante entender por que elas ocorrem. O Brasil lidera o ranking de países mais atormentados por chamadas de spam. De acordo com uma pesquisa da BBC News, estima-se que cada brasileiro receba uma média de 33 ligações indesejadas por mês.

As ligações podem ser de naturezas diversas, indo desde golpes a serviços de marketing e financeiros. A crescente quantidade de aparelhos celulares, a maior interação com aplicativos e a aderência de empresas à prática de spam são alguns dos fatores que contribuem para o aumento desse tipo de ligação.

Como bloquear ligações não solicitadas?

Existem várias maneiras de bloquear ligações indesejadas, desde listas de cadastro até ajustes na configuração do seu smartphone. Vamos explorar cada uma delas.

Listas de cadastro

No Brasil, temos a opção de nos cadastrarmos em listas nacionais e estaduais para reduzir o número de ligações indesejadas.

O serviço “Não me perturbe”, lançado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em 2019 em parceria com bancos e empresas de telecomunicações, permite que você se cadastre para não receber determinadas ligações.

Os cadastros estaduais podem ser feitos através dos Procons. Dessa forma, as empresas que desrespeitam as regras arriscam serem multadas por esses órgãos administrativos.

Configurações do Smartphone

Você também pode bloquear ligações indesejadas diretamente do seu smartphone. No iPhone, basta ir até “configurações”, selecionar a opção “telefone” e descer no menu até encontrar a opção “silenciar chamadas desconhecidas”.

No Android, o processo é um pouco diferente. Você deve acessar o aplicativo “telefone” e, em alguns casos, o recurso pode ser acessado em “configurações”, seguido por “configurações de chamada”. Procure por “bloquear número” ou “rejeitar chamadas” e ative a opção.

Aplicativos

Existem diversos aplicativos que podem te ajudar a bloquear ligações indesejadas. Alguns exemplos são o Truecaller, Hyia, Whoscall e Should I Answer, todos disponíveis para Android e iOS. É só procurar por eles na lojinha de aplicativos.

Existem várias maneiras de bloquear ligações indesejadas, desde listas de cadastro até ajustes na configuração do seu smartphone.
Existem várias maneiras de bloquear ligações indesejadas, desde listas de cadastro até ajustes na configuração do seu smartphone. Imagem: Canva

O que é spam telefônico?

O spam telefônico, também conhecido como robocalls, são ligações feitas por robôs, geralmente com menos de três segundos de duração. De acordo com a Anatel, 51% das ligações realizadas no Brasil são de spam telefônico.

Os robocalls são feitos com o objetivo de coletar informações e atualizar cadastros. Algumas empresas usam essa tática para saber se um número está sendo utilizado e se o cliente atende desconhecidos.

As medidas da Anatel

Para combater o spam telefônico, a Anatel lançou uma medida cautelar que pune as empresas que fazem mais de 100 mil chamadas de três segundos por dia ou aquelas que a proporção de chamadas rápidas seja igual ou superior a 85% entre todas as ligações feitas na data. Essas empresas são bloqueadas e impedidas de fazer chamadas por 15 dias.

Como bloquear chamadas no Android e iOS

Tanto no sistema Android quanto no iOS, existem ferramentas nativas que permitem bloquear ligações indesejadas. Veja como fazer em cada um deles:

Android

  1. Acesse o aplicativo nativo “Telefone”;
  2. Na tela inicial do aplicativo, abra o menu de configuração;
  3. Selecione a opção “Configurações”;
  4. Ative a opção “Proteção ID de chamadas e spam”;
  5. Ative a opção “Bloquear chamadas de spam e scam.

iOS

  1. Abra o app Telefone;
  2. Selecione a opção “Recentes”;
  3. Encontre o número que deseja bloquear e toque nele;
  4. Na tela seguinte, selecione a opção “Bloquear este chamador”;
  5. Confirme pressionando “Bloquear contato”.

O serviço “Não me perturbe”

O serviço “Não me perturbe” foi lançado pelo governo federal em 2019 e funciona como um cadastro onde o usuário opta por não receber chamadas telefônicas de telemarketing de serviços como bancos e operadoras de telefonia. Basta acessar o site do “Não me perturbe”, criar sua conta e selecionar as opções que deseja.

Aplicativos para bloquear chamadas

Como mencionamos, existem diversos aplicativos que podem te ajudar a bloquear ligações indesejadas. Esses aplicativos oferecem recursos adicionais, como identificação de chamadas, bloqueio de números específicos e até mesmo a possibilidade de reportar números de spam.

Alguns exemplos de aplicativos são o Truecaller, Hyia, Whoscall e Should I Answer. Esses aplicativos estão disponíveis tanto para Android quanto para iOS.

Bloquear ligações indesejadas pode parecer um desafio, mas com as dicas e instruções deste artigo, você estará muito mais preparado para lidar com esse problema. Lembre-se, o importante é não se deixar levar pela frustração e tomar as medidas necessárias para garantir a sua paz e privacidade.

E você, já sofreu com ligações não solicitadas? Problema resolvido!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.