Aposentaria do INSS: Mulheres terão acesso ao benefício por idade mínima em 2023

Para o público feminino, é necessário estar atento as mudanças que ocorreram após a reforma. Isso porque, em alguns casos, mesmo estando perto de se aposentar, as mulheres podem ter a concessão do benefício inviabilizada.

A Reforma da Previdência ocorrida em 2019 trouxe muitas mudanças quanto a aposentaria do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), inclusive para as mulheres, no que se refere a idade mínimo para solicitar o benefício.

Para o público feminino, é necessário estar atento as mudanças que ocorreram após a reforma. Isso porque, em alguns casos, mesmo estando perto de se aposentar, as mulheres podem ter a concessão do benefício inviabilizada.

Veja também: Antecipação do 13º salário via INSS acontecerá neste início de 2022?

Regras para as mulheres se aposentarem por idade

Hoje, para que os homens e a mulheres consigam se aposentar é necessário cumprir alguns requisitos. Confira os que valem em 2022:

Homens

  • Ter no mínimo 65 anos de idade;
  • Ter contribuído por pelo menos 15 anos junto ao INSS (regra para quem já estava trabalhando antes da reforma), e 20 anos para quem começou a trabalhar após a reforma.

Mulheres

  • Ter no mínimo 61 anos e seis meses de idade;
  • Ter contribuído também por pelo menos 15 anos junto ao INSS.

Condições para os homens se aposentarem

De modo geral, a aposentadoria por idade para os homens não teve alteração, permanecendo a regra já existente de ter a idade mínima de 65 anos. O que foi alterado diz respeito apenas ao tempo de contribuição. Neste caso:

  • Quem já contribuiu antes da reforma precisa ter um tempo de contribuição de 15 anos;
  • Quem ingressou no mercado de trabalho após a reforma, vai precisar contribuir por 20 anos para ter direito à aposentadoria.

Condições para as mulheres se aposentarem

Para as mulheres, houve alteração na idade mínima. Em 2022, por exemplo, foi adicionado mais seis meses para que a aposentadoria possa ser concedida. Isso porque, a reforma trouxe uma regra para que não fossem prejudicadas. Neste sentido:

  • Idade mínimo de 62 anos;
  • Adicional de seis meses até chegar na nova idade mínima estabelecida (o que ocorrerá em 2023).
AnoIdade mínima para a aposentadoria das mulheres
Em 2020 era necessário60 anos e seis meses de idade para garantir a aposentadoria
Em 2021 era necessário61 anos de idade para garantir a aposentadoria
Em 2022 é necessário61 anos e seis meses de idade para garantir a aposentadoria
Em 2023 será necessário62 anos de idade para garantir a aposentadoria

 

Logo, para que a mulher possa se aposentar em 2022, é necessário ter 61 anos e seis meses. Desta forma, quem faz aniversário em janeiro, por exemplo, poderá solicitar o benefício ao INSS apenas no mês de julho.

Porém, a mulher que completar 61 anos em julho deste ano poderá se aposentar somente a partir de 2023, pois terá que cumprir a regra de 61 anos e seis meses para ter direito ao benefício. Contudo, no ano que vem, será necessário que a mulher tenha 62 anos completos, o que inviabiliza a concessão do benefício no último caso.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.