Aplicação da tese do STF sobre interrupção da prescrição por acórdão que confirma sentença condenatória

A 5ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ao examinar o caso de uma pessoa condenada por envolvimento em grupo criminoso que intermediava máquinas caça-níqueis, justapôs o recente parecer do Supremo Tribunal Federal (STF) no julgamento do HC 176.473, de forma que o acórdão condenatório sempre interrompe a prescrição, até mesmo quando confirma a sentença de primeiro grau, seja mantendo, reduzindo ou aumentando a pena. 

Entendimento antigo

O novo entendimento do STF foi empregado em abril, ao explicar o artigo 117, inciso IV, do Código Penal. Inicialmente, as turmas de direito penal do STJ consideravam que o acórdão que apenas confirma a sentença de primeiro grau não interrompia a prescrição, considerando o marco da prescrição somente a decretação de nova condenação por crime diverso, ou ainda,  quando houvesse reforma considerável no tamanho da pena.

Extinção da punibilidade

No caso analisado pela 5ª Turma, o réu foi condenado a menos de dois anos de reclusão, motivo pelo qual a prescrição da pretensão punitiva se daria em quatro anos, conforme previsto no artigo 109, inciso V, do Código Penal.

Considerando que a sentença foi publicada em 2013 e que não houve interrupção da prescrição, posto que o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) apenas confirmou a condenação, a turma julgou extinta a punibilidade, estendendo os efeitos da decisão aos corréus. 

Embargos de declaração

O Ministério Público Federal, opôs embargos de declaração, alegando que o acórdão proferido pelo TJ-RJ, publicado em 2017, deveria ser considerado marco interruptivo da prescrição, mantendo-se a possibilidade de executar a pena imposta ao réu.

Com a devida adequação da jurisprudência ao entendimento do STF, a 5ª Turma acolheu os embargos de declaração com efeitos infringentes e afastou a ocorrência da prescrição punitiva.

Veja mais informações e notícias sobre o mundo jurídico AQUI

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.