Apenas partidos de esquerda apresentaram projetos de Vale-gás no Congresso

De acordo com informações oficiais do próprio Congresso Nacional, apenas partidos de esquerda apresentaram propostas de Vale-gás

O Vale-gás é um assunto que não está saindo da cabeça de muita gente neste momento. E não é para menos. De acordo com relatos nas redes sociais e nas ruas, muita gente está com dificuldade para comprar um botijão agora. Essas pessoas querem que o Governo as ajuda a fazer esses pagamentos de alguma forma.

No Congresso Nacional, não faltam projetos que tentam criar solução para isso. De acordo com informações oficiais da Câmara e do Senado Federal, são 9 ao todo. Curiosamente, todos eles foram produzidos por partidos lidos como de esquerda. Todos eles fazem parte da oposição ao Presidente Jair Bolsonaro.

De acordo com as informações oficiais, o campeão de projetos sobre o tema é o PT. O partido, que tem a maior bancada de oposição do Congresso, apresentou 7 dos 9 textos de Vale-gás. Um é de autoria do PDT e um último é do PSB. Entre todos esses, apenas um passou pelo processo de aprovação.

Foi a ideia do Deputado Federal Carlos Zarattini (PT-SP). Esse projeto pretende fazer com que o Governo Federal pague pelo menos a metade do valor médio de um botijão de 130kg. Os pagamentos devem acontecer a cada dois meses. De acordo com o próprio autor, a expectativa é atender cerca de 24 milhões de pessoas.

Esse projeto de Zarattini já passou pela aprovação da Câmara dos Deputados no mês passado. Logo depois, ele foi para o Senado e também recebeu o aval dos senadores. Só que como eles fizeram algumas mudanças, o texto voltou para a Câmara e já passou por uma nova aprovação.

Sanção do Presidente

Agora o projeto está no gabinete do Presidente da República, Jair Bolsonaro. Acontece, no entanto, que o chefe do executivo federal não está no Brasil. Ele segue na Itália para uma viagem diplomática.

Quando voltar, Bolsonaro vai ter que decidir se vai sancionar o projeto que foi criado pelo principal partido de sua oposição ou se vai vetar o texto e provavelmente sofrerá várias críticas de boa parte da população.

Nenhum aliado de Bolsonaro

O fato mesmo é que nenhum político aliado do Presidente Jair Bolsonaro apresentou nenhuma proposta de Vale-gás. Isso considerando a Câmara dos Deputados e também o Senado Federal. Pelo menos é o que mostram os dados oficiais.

Há cerca de um mês, a Petrobras anunciou a doação de cerca de R$ 300 milhões para o Governo Federal. O objetivo é justamente ajudar na criação do vale-gás. Só que ainda não se sabe como esse benefício vai funcionar. A estatal ainda não deu explicações.

Centrão pede pressa

De acordo com informações de bastidores, membros do grupo político conhecido como Centrão estão pedindo mais pressa de Bolsonaro. Eles querem que o Presidente tome uma decisão mais rápida sobre o Vale-gás.

Vale lembrar que o Centrão faz parte da base de sustentação do Governo Federal no Congresso Nacional. O próprio Presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) e o Ministro da Cidadania, João Roma, são políticos desse grupo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.