Anvisa trabalha para chamar mais aprovados do último concurso, realizado em 2016

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) revelou na última segunda-feira, 03 de junho, que os trâmites de convocações de mais candidatos aprovados no último concurso de técnico administrativo, realizado em 2016, foram iniciados.

Segundo informações da assessoria de imprensa, todas as 78 vagas imediatas ofertadas no certame já foram preenchidas. A autarquia chegou a convocar 90 aprovados, mas 12 desistiram antes de serem nomeados.

Com isso, os próximos selecionados do concurso deverão sair do cadastro reserva do último certame, homologado em 2017. O prazo de validade do certame seria encerrado em março deste ano, mas foi prorrogado até 2021.

Divulgado no dia 31 de agosto de 2016, o edital de concurso público ANVISA contou com 78 vagas no cargo de Técnico Administrativo, cujo requisito é nível médio completo. Do quantitativo de vagas oferecidas, 16 foram reservadas aos negros e 04 aos portadores de necessidades especiais. A taxa de inscrição custou R$70.

Criada pela Lei nº 9.782, de 26 de janeiro 1999, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é uma autarquia sob regime especial, que tem como área de atuação não um setor específico da economia, mas todos os setores relacionados a produtos e serviços que possam afetar a saúde da população brasileira.

Os inscritos no Concurso ANVISA foram avaliados por provas objetiva e discursiva, aplicadas no último domingo, 04 de dezembro. A avaliação contou com 120 questões, sendo 50 de conhecimentos básicos e 70 de conhecimentos específicos. Os candidatos farão provas de Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico, Ética no Serviço Público, Noções de Administração, Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Administrativo, Legislação Específica. A validade do concurso é de dois anos, com possibilidade de prorrogação por igual período.

O Técnico da Administrativo da Anvisa tem como atribuições exercer atividades administrativas e logísticas de nível intermediário, relativas ao exercício das competências constitucionais e legais a cargo da ANVISA, fazendo uso de todos os equipamentos e recursos disponíveis para a consecução dessas atividades; implementar e executar planos, programas e projetos relativos às atividades de regulação; subsidiar e apoiar tecnicamente as atividades de normatização e regulação; subsidiar a formulação de planos, programas e projetos relativos às atividades inerentes à ANVISA.

Anvisa não renovou o pedido de concurso

Mesmo tendo concurso vigente até 2021 para o cargo de técnico, a ANVISA conta com um déficit em outras carreiras de seu quadro de servidores que não têm edital em validade. Por isso, a autarquia informou que faria um novo pedido de concurso ao Ministério da Economia.

No início de maio, o chefe de gabinete substituto da autarquia, Marcus Aurélio, chegou a reafirmar em reunião com a Federação Nacional de Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps) que o novo pedido seria enviado. Porém, o órgão não enviou o pedido de concurso até o dia 31 de maio, data limite para encaminhar as solicitações.

O pedido de concurso encaminhado anteriormente deverá continuar sob análise do Ministério da Economia. Na ocasião, as oportunidades foram solicitadas aos cargos de Especialista em Regulação e Vigilância Sanitária (457 vagas), Analista Administrativo (68 vagas), Técnico em Regulação e Vigilância Sanitária (48 vagas) e Técnico Administrativo (124 vagas).

De acordo com informações da autarquia, o atual déficit é de 85 cargos, sendo 08 de analista administrativo, 46 de técnico administrativo, 29 de especialista em regulação e vigilância sanitária e dois de técnico em regulação e vigilância sanitária.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.