Anita Garibaldi: 5 livros para conhecer a trajetória da revolucionária

Ana Maria de Jesus Ribeiro, conhecida como Anita Garibaldi, nasceu em um pequeno município do Estado de Santa Catarina (SC), em 1821, mas ganhou o mundo com a sua trajetória revolucionária. 

A brasileira é reconhecida até hoje por sua atuação em batalhas em países da América do Sul e da Europa um período da história no qual as mulheres não participavam das guerras na condição de oficiais. Anita lutou por diversas causas ao longo de sua curta vida. 

A sua principal atuação no Brasil foi durante a Revolução Farroupilha, que pretendia tornar parte do território do sul independente, com a instituição da república e do abolicionismo. Desse modo, Anita é uma das personagens femininas históricas de maior relevância da História do Brasil. 

Por isso, selecionamos cinco livros que abordam a trajetória completa dessa brasileira que estava à frente de seu tempo na luta por causas coletivas. Confira a seguir!

5 livros para conhecer a história de Anita Garibaldi

Anita Garibaldi, a Estrela da Tempestade

Em primeiro lugar, recomendamos a obra de Heloisa Prieto na qual ela narra a trajetória de Anita a partir das cartas escritas pela revolucionária ao longo de sua vida. No livro, a autora reproduz muitos trechos das cartas de Anita, que revelam seu idealismo e episódios de sua vida.

A Guerrilheira: O Romance da Vida de Anita

Escrito por João F. dos Santos, esse livro aborda episódios pouco conhecidos da vida de Anita, tendo como maior foco o relacionamento que a revolucionária tinha com o seu marido, Giuseppe Garibaldi, e a maternidade.

Anita Garibaldi – Heroína De Dois Mundos

Essa obra de Loredana Frescura e Marco Tomatis retrata a trajetória de Anita desde o seu nascimento, abordando o seu primeiro casamento e como a vontade de ser livre levou a jovem a se juntar aos farrapos no combate às forças imperiais.

Uma Guerreira Chamada Anita Garibaldi 

Parte da coleção Personalidades Brasileiras, essa bibliografia escrita Regina Dummond aborda fatos relevantes da vida da Anita deste a sua infância. Além disso, a obra conta com uma linguagem acessível e é repleta de ilustrações.

Giuseppe Garibaldi, Memórias Autobiográficas

Por fim, apresentamos o livro do companheiro de vida de Anita, seu marido, G. Garibaldi. Nesta obra, ele narra os seus principais feitos em lutas na Itália e em países da América do Sul. A maioria dos empreendimentos foi ao lado de Anita. Desse modo, o livro é uma boa opção para saber mais sobre a atuação da brasileira.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também Citação direta e indireta: como citar de acordo com as regras da ABNT.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.