Anita Garibaldi: 5 livros para conhecer a trajetória da revolucionária
Ana Maria de Jesus Ribeiro, conhecida como Anita Garibaldi, nasceu em um pequeno município do Estado de Santa Catarina (SC), em 1821, mas ganhou o mundo com a sua trajetória revolucionária.
A brasileira é reconhecida até hoje por sua atuação em batalhas em países da América do Sul e da Europa um período da história no qual as mulheres não participavam das guerras na condição de oficiais. Anita lutou por diversas causas ao longo de sua curta vida.
A sua principal atuação no Brasil foi durante a Revolução Farroupilha, que pretendia tornar parte do território do sul independente, com a instituição da república e do abolicionismo. Desse modo, Anita é uma das personagens femininas históricas de maior relevância da História do Brasil.
Por isso, selecionamos cinco livros que abordam a trajetória completa dessa brasileira que estava à frente de seu tempo na luta por causas coletivas. Confira a seguir!
5 livros para conhecer a história de Anita Garibaldi
Anita Garibaldi, a Estrela da Tempestade
Em primeiro lugar, recomendamos a obra de Heloisa Prieto na qual ela narra a trajetória de Anita a partir das cartas escritas pela revolucionária ao longo de sua vida. No livro, a autora reproduz muitos trechos das cartas de Anita, que revelam seu idealismo e episódios de sua vida.
A Guerrilheira: O Romance da Vida de Anita
Escrito por João F. dos Santos, esse livro aborda episódios pouco conhecidos da vida de Anita, tendo como maior foco o relacionamento que a revolucionária tinha com o seu marido, Giuseppe Garibaldi, e a maternidade.
Anita Garibaldi – Heroína De Dois Mundos
Essa obra de
Uma Guerreira Chamada Anita Garibaldi
Parte da coleção Personalidades Brasileiras, essa bibliografia escrita Regina Dummond aborda fatos relevantes da vida da Anita deste a sua infância. Além disso, a obra conta com uma linguagem acessível e é repleta de ilustrações.
Giuseppe Garibaldi, Memórias Autobiográficas
Por fim, apresentamos o livro do companheiro de vida de Anita, seu marido, G. Garibaldi. Nesta obra, ele narra os seus principais feitos em lutas na Itália e em países da América do Sul. A maioria dos empreendimentos foi ao lado de Anita. Desse modo, o livro é uma boa opção para saber mais sobre a atuação da brasileira.
E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!
Leia também Citação direta e indireta: como citar de acordo com as regras da ABNT.