Anísio Teixeira: o pai da escola pública no Brasil

A universalização do ensino e a implementação de uma escola pública e laica no Brasil são um debate antigo e de raízes profundas. Desde a década de 1930, pessoas como o educador, escritor e jurista Anísio Teixeira, por exemplo, dedicavam sua vida à luta por um sistema educacional gratuito e de qualidade.

Desse modo, Anísio Teixeira construiu a sua carreira e se tornou o “pai” da escola pública no Brasil. Confira abaixo um pouco da sua trajetória!

Vida e obra de Anísio Teixeira

Nascido em Caetité, Anísio Spínola Teixeira era baiano. Quando criança, ele estudou em colégios jesuítas e mais velho cursou Direito no Rio de Janeiro. Em 1924, conquistou seu diploma de inspetor geral do Ensino na Bahia. Apenas 5 anos mais tarde, nomeado diretor de Instrução Pública do Rio de Janeiro, Anísio fundou no Rio uma rede municipal de ensino que abarcava desde a escola primária até o ensino superior.

Quando a ditadura começou, foi perseguido pelo governo de Getúlio Vargas e decidiu, em 1947, pedir permissão e regressar à Bahia, onde rapidamente assumiu a pasta de da Educação. Nos anos seguintes, atuou de modo marcante no Instituto Nacional de Estudos Psicológicos.

Posteriormente, em 1964, com a instauração do governo militar, ele deixou o instituto. Assim, Anísio passou a dar aulas em universidades americanas. A sua volta para o Brasil se deu apenas em 1965.  No entanto, ao voltar, Anísio deu continuidade a seu papel como membro do Conselho Federal de Educação.

Durante sua trajetória ainda criou a Universidade do Distrito Federal, em 1935, a Universidade de Brasília (UnB) e fundou a Escola Parque (Centro Educacional Carneiro Ribeiro), em Salvador. Esta última tinha um modelo de educação profissionalizante e em período integral, destinada à capacitação e formação da população mais pobre da capital.

Falecimento

Anísio faleceu no dia 11 de Março de 1971, no Rio de Janeiro. A versão que se conta é de que ele caiu no poço do elevador do prédio onde visitava seu amigo, Aurélio Buarque de Holanda. No entanto, a família questiona a causa da morte. Os familiares de Anísio suspeitam que ele tenha sido vítima da ditadura militar.

Em 2021, muitos desafios na área da Educação ainda não foram superados e grande parte das pautas defendidas por Anísio continuam atuais. Desse modo, é de suma importância conhecê-lo e estudar os seus ideais sobre a Educação no Brasil.

Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Veja Como citar de acordo com as regras da ABNT.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.