Anaxímenes: Como o filósofo pode ser cobrado no Enem

Anaxímenes (585 a.C. – 528 a.C.) foi um filósofo pré-socrático que, junto com Anaximandro e Tales, foi membro da chamada Escola Milesiana. Os três eram naturais de Mileto e podem ter estudado uns com os outros.

Há indícios na história de que Anaxímenes foi um discípulo de Anaximandro. Embora haja alguma controvérsia, acredita-se que Anaxímenes seja o primeiro a desenvolver a teoria da mudança.

Assim como demais pensadores, este pode surgir em questões do Enem ou então de demais vestibulares. Que tal desvendar um pouco de sua teoria?

Teoria de Anaxímenes

Enquanto Anaximandro acreditava que o universo era composto de uma substância indefinida que ele chamava de apeiron, Anaximenes acreditava que a substância subjacente do universo era o grego para o que traduzimos como “ar” porque o ar é neutro, mas pode assumir várias propriedades, especialmente condensação e rarefação. Esta é uma substância mais específica que o Anaximandro.

Em seu Comentário sobre a Física de Aristóteles, o neoplatônico Simplicius medieval repete o que Teofrasto (o sucessor da escola de filosofia de Aristóteles) escreveu sobre a escola de Miles.

Isso inclui as ideias de que, de acordo com Anaxímenes, quando o ar se torna mais fino, ele se torna fogo, quando se condensa, torna-se primeiro vento, depois nuvem, depois água, depois terra, depois pedra. Segundo a mesma fonte, Anaxímenes disse ainda que a mudança vem do movimento, que é eterno.

Em sua Metafísica, Aristóteles relaciona outro Milesiano, Diógenes de Apolônia e Anaxímenes, no sentido de que ambos consideram o ar mais primário do que a água.

Pensadores no Enem e vestibular

  • Tales de Mileto
    Tales de Mileto (624 a.C.-558 a.C.), filósofo, matemático e, além disso tudo, astrônomo, trabalhou para provar a existência de um “princípio único” que, para ele, era a água.
  • Sócrates
    Um dos expoentes da filosofia clássica grega, Sócrates teve suas obras disseminadas graças a seus alunos Platão e Xenofontes. Sua crença principal é acerca da limitação da sabedoria humana pela ignorância. “Só sei que nada sei” é uma de suas frases icônicas.
  • Platão
    Um dos mais famosos pensadores gregos, o filósofo Platão fundou a Academia de Atenas, considerada a primeira universidade do Ocidente. Uma de suas crenças é que a alma é imortal. Seu diálogo mais famoso é A República, de onde sai a alegoria célebre o Mito da Caverna.
  • Epicuro
    Por fim, Epicuro, um dos pensadores gregos do período helenístico seguidores dos conceitos de Platão. Seu objetivo principal consistia em alcançar a felicidade, estado que se caracteriza pela aponia, ou seja, a ausência de dor (física) e ataraxia, que significa alma sem perturbações.

E então, como está a sua preparação para o Enem ou vestibular?

Não deixe de ler também – 5 temas de filosofia que caem sempre no ENEM

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.