Filosofia: tópicos que podem ser cobrados pelo ENEM 2023

Todos nós sabemos que a prova do ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio, aborda uma grande quantidade de questões de filosofia. Elas são cobradas na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias, no primeiro dia de aplicação do exame.

Contudo, a disciplina de filosofia é complexa e cheia de detalhes, o que torna difícil o seu estudo por completo. Dessa maneira, para te ajudar a estudar de forma eficiente para o ENEM 2023, o artigo de hoje separou um resumo com tópicos de filosofia que podem ser cobrados pelo ENEM. Vamos conferir!

Contratualismo

Os filósofos denominados de “contratualistas” defendiam que os homens e o Estado deveriam criar uma espécie de contrato para garantir a sobrevivência e o convívio harmonioso em sociedade.

O contratualismo na prova do ENEM é abordado principalmente através do pensamento de Thomas Hobbes, Jean-Jacques Rousseau e John Locke.

O contratualismo do filósofo inglês Thomas Hobbes (1588-1679) foi desenvolvido partir das suas conclusões sobre a natureza do homem. O pensador afirmou que a única forma de conseguir atingir um estado harmonioso seria por meio da criação de um contrato social, por meio do qual os seres humanos abririam mão de parte de sua liberdade, entregando-a ao Estado. Dessa forma, o governo centralizador controlaria as pessoas e garantiria a existência harmoniosa, em contraposição ao estado primitivo naturalmente violento, denominado de “guerra de todos contra todos”.

John Locke (1632-1704), por sua vez, acreditava que os direitos naturais dos homens, como a liberdade e a propriedade privada, só poderiam ser garantidos por meio da criação de um contrato social por meio do qual os homens deveriam renunciar ao direito de promover sua própria justiça e delegá-lo aos governantes. Esses, por sua vez, representados pelo Estado, deveriam agir para preservar essas liberdades individuais. Para o pensador, essa seria a única forma de evitar um estado de guerra constante e de garantir o direito à liberdade e à propriedade privada

Para Jean-Jacques Rousseau (1712-1778), o contato social deveria consistir em uma associação entre todos os homens de uma comunidade, formando um corpo moral e coletivo. Logo, o Estado deve ser o próprio povo. O soberano do Estado é o povo e o governo, portanto, deve satisfação à soberania popular. Para que uma soberania plena possa existir, é fundamental que a vontade geral ocorra, ou seja, a manifestação do interesse comum.

Santo Agostinho e São Tomás de Aquino

Santo Agostinho e São Tomás de Aquino são dois dos filósofos mais abordados pelas questões do ENEM e podem aparecer também na próxima edição da prova.

 Aurélio Agostinho de Hipona (354 – 430) apresenta suas ideias em duas grandes obras: “As Confissões” e “A Cidade de Deus”. O filósofo foi o principal pensador da Escola Patrística. A que se desenvolveu  a partir do século IV e recebe esse nome devido ao fato de que aqueles que escreviam os textos do período eram denominados de “padres da Igreja”.

Tomás de Aquino, por sua vez, foi um frade italiano da Ordem dos Pregadores que nasceu em 1225 e faleceu em 1274. Suas principais obras foram “Suma Contra os Gentios’  e “Suma Teológica”, escritos que influenciaram amplamente a teologia e a filosofia. O filósofo é conhecido por ter sido o principal pensador da Escolástica, corrente filosófica do período medieval de grande importância.

Filosofia Antiga

A filosofia antiga abrange o período em que a atividade filosófica se concentrava principalmente na Grécia Antiga.

Nessa época, a filosofia era desenvolvida a partir  da necessidade dos filósofos gregos de explicar o mundo real com base na razão e não nos mitos. Os fenômenos naturais, a existência e a racionalidade humana não poderiam ser satisfatoriamente explicadas pela religião, o que fazia com que esses pensadores buscassem outra forma de compreender o mundo.

Dentre os principais pensadores da filosofia antiga, podemos mencionar: Sócrates, Platão e Aristóteles.

Quais são os tópicos de filosofia mais cobrados pelo ENEM?

Além dos tópicos que mencionamos, existem outros temas que você não pode deixar de estudar para o ENEM, uma vez que eles são cobrados com muita frequência pelas questões de filosofia. Veja quais são eles a seguir:

  • Sofismo;
  • Outros autores da Filosofia Medieval;
  • Filosofia Moderna (os filósofos do Iluminismo são destaque);
  • Ética;
  • Idealismo;
  • Racionalismo;
  • Positivismo;
  • Empirismo.

Utilize o resumo que separamos para você para direcionar os seus estudos de filosofia e garantir uma boa pontuação na prova do ENEM 2023.

ENEM 2023: cronograma e provas

As inscrições para o ENEM 2023 poderão ser realizadas a partir do dia 5 de junho de 2023 e os candidatos terão a oportunidade de se inscrever até o dia 16 do mesmo mês.

As provas do ENEM 2023 serão aplicadas nos dias 5 e 12 de novembro de 2023. Confira a divisão a seguir:

  • 05 de novembro, das 13h às 19h: 45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e 45 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias e redação;
  • 12 de novembro,  das 13h às 18h30: 45 questões de múltipla escolha de Matemática e suas Tecnologias e 45 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.