5 temas de filosofia que caem sempre no ENEM

Para quem não sabe, muitos temas de filosofia são pautados no ENEM e em vestibulares do Brasil. A matéria está no escopo do ensino médio do País e por isso diversos de seus assuntos são cobrados na parte de humanidades.

Além disso, estudar filosofia, seus conceitos e os principais pensadores, é algo muito valioso para dominar a retórica e argumentação. Ambos são elementos indispensáveis para escrever boas redações.

Conheça a seguir o que é importante vocês estudar sobre filosofia para se dar bem nas próximas avaliações.

1. Ética justiça

A ética é uma área da filosofia voltada para a reflexão sobre os princípios que direcionam as ações, ou seja, uma discussão sobre a moral. Ela pretende ser universal e descreve princípios que orientam o comportamento.

A moral trata dos valores e costumes estabelecidos na sociedade, sendo determinada pela cultura. Aquilo o que é considerado moral em algumas comunidades pode ser inadequado (amoral) para outras.

Os assuntos de filosofia política são comuns para a Filosofia e a Sociologia. Saiba mais sobre política nesta aula. Para Filosofia no Enem, alguns autores importantes são Aristóteles, Kant, Hegel e Nietzsche.

2. Natureza do Conhecimento

Teoria do conhecimento (ou epistemologia) é o ramo da filosofia que estuda a capacidade humana de conhecer a realidade. Os filósofos desta área tentam compreender a origem da Natureza e das mudanças.

Muitos filósofos tratam da Teoria do Conhecimento ao longo dos séculos. Entre os mais conhecidos, destacam-se Platão e Aristóteles – da Antiguidade grega -, John Locke, Francis Bacon e Immanuel Kant da Idade Moderna.

Para o pensamento de Sócrates, a verdade seria conhecida afastando-se das ilusões perpetuadas pelos sentidos.

A alegoria (ou mito) da caverna de Platão é muito importante para o Enem e os vestibulares.

3. Democracia e Cidadania

Cidadania é o exercício pleno de direitos em todos os espaços da vida social, ou seja, a garantia da sobrevivência material em condições dignas, a participação livre na vida política e o acesso à educação e à cultura.

A democracia garante a igualdade aos indivíduos e a participação nas decisões políticas por meio de representantes que dão voz ao povo. Estude a Grécia Antiga e pensadores como Sócrates.

4. Filosofia Contemporânea

A filosofia contemporânea surgiu com a Revolução Francesa em 1789. Esse período contempla os séculos XVIII, XIX e XX. A época marca a consolidação do capitalismo e a exploração do homem, causando uma grande desigualdade social.

Algumas correntes surgiram nessa época entre elas a Indústria Cultural e a Escola de Frankfurt. Os principais pensadores dessa época eram Friedrich Hegel, Karl Marx, Friedrich Nietzsche, Ludwig Feuerbach, Soren Kierkegaard, entre outros.

5. Filosofia Moderna

A filosofia moderna nasceu no século XV junto com a Idade Moderna. Suas principais vertentes são o racionalismo,que está relacionado com a razão humana e o empirismo, que se baseia na experiência. imagem para ilustrar o post com questões de filosofia

O principal pensador é René Descartes, sendo inclusive o filósofo que mais é cobrado no Enem.

Descartes deu início à filosofia moderna quebrando os paradigmas medievais e desvinculando a filosofia da religião. Assim é o pai do racionalismo. Além dele também existiram grandes filósofos como Nicolau Maquiavel, Thomas Hobbes, Immanuel Kant, entre outros.

Leia também outro artigo sobre o tema para você continuar estudando!

https://noticiasconcursos.com.br/enem-e-vestibular/pensadores-gregos-enem/

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.