Anarquismo: tudo aquilo que você precisa saber

Anarquismo: um resumo sobre o tema

O anarquismo é um sistema político e ideológico que surgiu na passagem do século XVIII para o XIX. A ideologia defende a ausência de qualquer tipo de Estado.

O tema é abordado por diversas questões nos vestibulares e no ENEM, especialmente dentro daquelas de história, geografia e atualidades.

Dessa forma, é essencial que você domine as principais características do anarquismo para responder questões sobre o tópico sem maiores problemas.

Anarquismo: Introdução

O anarquismo é um sistema que foi formulado pelo francês Pierre-Joseph Proudhon e pelo inglês William Godwin. A ideologia seria amplamente divulgada por Mikhail Bakunin. 

A principal característica desse sistema político e ideológico é a inexistência de qualquer tipo de Estado. Ainda, os seus partidários defendem a eliminação total do sistema capitalista. 

É válido destacar que o anarquismo não prega a ausência de regras, mas sim que cada pessoa se torne suficientemente consciente para agir da maneira correta mesmo sem um governante definido.

Anarquismo: Contexto de origem

Os primórdios dos ideais do sistema anarquista podem ser encontrados nos escritos de Pierre-Joseph Proudhon e de William Godwin, no início do século XIX. Os dois pensadores criticavam a intervenção do Estado nas organizações políticas e sociais, afirmando que ele seria somente uma instituição opressora e que restringiria a liberdade individual de cada membro da comunidade. Ainda, os dois teóricos defendiam a eliminação do capitalismo e, consequentemente, das classes sociais e da propriedade privada.

É válido destacar que o anarquismo surge como uma crítica ferrenha ao capitalismo. Isso porque, no século XIX ocorria a consolidação da Primeira Revolução Industrial em alguns países e o início da Segunda Revolução Industrial em outras. Nesse contexto, o capitalismo também se expandia e, com ele, a desigualdade social e as péssimas condições em que trabalhavam os operários.

Posteriormente, a ideologia se expandiria através dos escritos de Mikhail Bakunin, que defendia a organização de uma revolução que pudesse derrubar o Estado e o capitalismo. 

Anarquismo: Características

Como mencionado, entre as principais características do anarquismo podemos citar a ausência de Estado, a eliminação do sistema capitalista e a inexistência da propriedade privada. 

Ainda, a ideologia defende também a propriedade coletiva, a liberdade individual, a educação libertária, a autonomia social, a autogestão da política e a igualdade entre os indivíduos.

Anarquismo: Pensadores

Entre os principais idealizadores e pensadores do anarquismo, podemos citar: 

  • Pierre-Joseph Proudhon
  • William Godwin
  • Mikhail Bakunin
  • Max Stirner
  • Leon Tolstoi
  • Errico Malatesta
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.