American Way of Life: como cai no vestibular?

Confira!

American Way of Life: análise de questão de vestibular

O termo “American Way of Life” é usado para definir um modelo de comportamento que foi criado pelos Estados Unidos.

O tema é abordado com frequência por questões de história geral, principalmente dentro dos vestibulares mais significativos do país. 

Dessa forma, para que você consiga se preparar da melhor forma possível, o artigo de hoje trouxe a análise de uma questão de vestibular sobre o tópico. Vamos conferir!

American Way of Life: questão UDESC

(UDESC – 2010) A expressão american way of life (“estilo de vida americano”) marcou um determinado período da História contemporânea. Em relação às questões que contribuem para o entendimento dessa expressão e ao período a que se referem, assinale a alternativa incorreta.

a) Refere-se ao consumismo acelerado e ao crescimento industrial norte-americano, estimulados pelo forte protecionismo a partir da década de 1920.

b) Durante a Guerra Fria serviu como modo de divulgar o que se poderia alcançar com o capitalismo.

c) O cinema e os programas de TV americanos foram importantes veículos do american way of life. Assim, as pessoas de diferentes lugares do mundo conheceram as casas da classe média americana com seus modernos carros e eletrodomésticos.

d) O estilo americano de vida, sobretudo o poder de consumo, espalhou-se aos diferentes lugares do mundo, sendo adotado e adaptado pelas mais diferentes culturas, inclusive a brasileira.

e) Expressão usada para se referir à Guerra da Secessão Americana.

Análise:

A questão do vestibular da UDESC (Universidade do Estado de Santa Catarina) aborda importantes aspectos do estilo de vida americano. 

A resposta correta é a alternativa E.

Para responder a questão, o candidato deveria saber que o american way of life (estilo de vida americano, em inglês) foi um padrão de comportamento baseado no modelo criado pelos Estados Unidos. As principais características do modelo eram o consumismo, o modelo liberalista e o capitalismo. Ainda, podemos destacar também o contraste com o modelo soviético, criado pela URSS.

A expressão não foi usada para definir a Guerra de Secessão e, como a questão pedia a alternativa incorreta, devemos assinalar a letra E. Todas as outras alternativas expressam características que estão relacionadas ao estilo de vida americano.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.