Guerra de Secessão: resolução comentada de questão

Confira!

Guerra de Secessão: análise de questão de vestibular

O termo “Guerra de Secessão” é utilizado para definir um conflito que aconteceu nos Estados Unidos entre os anos de 1861 e 1865, na segunda metade do século XIX.

O assunto é abordado com muita frequência por questões de história geral dentro das principais provas do país, com um destaque para os país.

Dessa maneira, para que você consiga se preparar da melhor forma possível, o artigo de hoje trouxe um resumo completo com a resolução comentada de uma questão sobre a guerra de um importante vestibular brasileiro. Vamos conferir!

Guerra de Secessão: questão do vestibular da Unicamp

(UNICAMP -1995) A Guerra de Secessão (1861-1865) foi motivada, dentre outras coisas, pela questão do regime de trabalho nos Estados Unidos.

a) Caracterize os regimes de trabalho no norte e no sul dos Estados Unidos às vésperas da Guerra de Secessão.

b) De que modo o desfecho da Guerra de Secessão influenciou a industrialização daquele país?

Guerra de Secessão: análise

A questão do vestibular da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) aborda importantes características da Guerra de Secessão, também conhecida como Guerra Civil Americana.

Para responder a questão, o candidato deveria ter em mente que, na época em que o conflito aconteceu, os estados do norte e os estados do sul eram bem diferentes entre si. Enquanto o norte era predominantemente industrial e defendia a abolição da escravidão, os estados do sul defendiam a continuidade da produção agroexportadora e o uso do trabalho escravo.

Confira possíveis respostas para as duas alternativas:

A) O norte dos Estados Unidos era caracterizado por um regime de trabalha que utilizada a mão-de-obra livre e assalariada. Ainda, os estados do norte eram marcados também pela presença de indústrias e pequenas propriedades.

No sul, por sua vez, o a mão-de-obra era predominantemente aquela de escravizados. Ainda, os estados do sul eram agroexportadores e eram caracterizados pela presença de grandes propriedades latifundiárias.

B) Com o fim da Guerra de Secessão e a vitória dos estados do norte, os estados do norte conseguiram expandir as suas indústrias para o restante do país, industrializando todo os EUA de uma forma geral.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.