ALTERAÇÃO na data de fechamento da fatura do cartão pelos bancos pode levar a DÍVIDAS

Nos últimos dias, muitos usuários de cartão de crédito têm relatado alteração na data de fechamento da fatura, o que pode levar a dívidas quando o consumidor não tem conhecimento dessa mudança.

Neste texto, reunimos uma série de informações sobre esse assunto para que você possa compreender o que está acontecendo e o que fazer se caso se depare com essa alteração sem a sua autorização e consentimento. Continue lendo e entenda.

Entenda a alteração na data de fechamento da fatura do cartão pelos bancos

Recentemente, rumores têm sido veiculados dizendo que grandes bancos têm alterado a data do fechamento da fatura. Além disso, consumidores têm apontado que essa alteração vem ocorrendo sem aviso prévio, o que resulta no endividamento de muitas pessoas.

Por conta disso, o Procon tem notificado os bancos para que apresente informações comprobatórias de que não fizeram esse tipo de alteração sem o conhecimento do cliente.

Afinal, é importante saber que caso o seu banco faça essa alteração sem avisá-lo, você pode e deve procurar o Procon para avaliar a situação e impedir que esse tipo de caso acabe prejudicando a sua vida financeira.

alteração na data de fechamento da fatura do cartão
A alteração na data de fechamento da fatura do cartão pega consumidores de surpresa. Foto: Canva

Como essa alteração pode gerar dívidas em alguns casos?

Infelizmente, nem todas as pessoas têm se dado conta das alterações que podem estar ocorrendo na data de fechamento do cartão de crédito. Com isso, acabam fazendo compras antes mesmo de o cartão fechar, pois como a data pode ter mudado, esse encerramento da fatura foi alterado.

A consequência disso é que as compras que eram para ficar para o mês seguinte – ao menos esse era o objetivo do consumidor -, acabam ficando para a fatura que já estará sendo cobrada na próxima semana.

Por exemplo, vamos supor que a sua fatura sempre fechou no dia 20 de cada mês. Porém, ocorreu uma alteração nessa data e passou a fechar no dia 22. No entanto, por falta de conhecimento dessa alteração, você pode ter feito compras no dia 21 com o propósito de deixá-las para a próxima fatura, e não para a que será paga em 7 dias.

Ao se deparar com essa mudança na data, você também pode se deparar com uma fatura mais alta do que o esperado para determinado mês. Consequentemente, pode ter dificuldades financeiras para sanar tal valor, a ponto de ficar endividado por não conseguir concluir o pagamento da fatura atual.

Perceba que essa pequena alteração pode pegar algumas pessoas desprevenidas, fazendo-as gastar mais em uma mesma fatura, sem que se deem conta disso. Na hora de pagar a fatura, podem se deparar com o susto de um valor muito acima do que o esperado, tendo dificuldades para quitar o boleto e, consequentemente, acumulando uma nova dívida.

Portanto, nosso conselho é que você sempre verifique a sua fatura e sempre verifique qual a data de fechamento antes mesmo de consolidar uma nova compra. Assim, você garante que a informação do fechamento esteja atualizada e você possa fazer suas compras com tranquilidade.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.