ALERTA GERAL para todos os beneficiários do Bolsa Família acaba de sair HOJE

O bloqueio de beneficiários do Programa Bolsa Família ocorre quando há alguma suspeita de irregularidade ou inconsistência nos dados fornecidos pelo titular da família no momento do cadastro.

A saber, é necessário ficar em alerta, uma vez que esta medida tem como objetivo garantir que apenas as famílias que realmente necessitam do benefício sejam contempladas pelo programa e evitar fraudes e repasse indevido de recursos.

Para resolver a situação de bloqueio, os beneficiários devem realizar a atualização cadastral o mais rápido possível, comparecendo a um Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) de seu município ou procurando atendimento por meio dos telefones 121 e 111, relacionados respectivamente ao Ministério do Desenvolvimento Social e à Caixa Econômica Federal.

A saber, é fundamental fornecer dados atualizados e verídicos neste processo para evitar o cancelamento definitivo do benefício após os 60 dias de bloqueio. Os beneficiários do Bolsa Família podem verificar se o desbloqueio foi efetuado por meio dos aplicativos do programa, como o app Bolsa Família, app Caixa Tem e app CadÚnico.

Ao acessar esses aplicativos, caso a mensagem convocatória de atualização dos dados não esteja sendo exibida, isso é um indicativo de que o beneficiário já foi desbloqueado. Além disso, é possível verificar o saldo da conta ou consultar essa informação em caixas eletrônicos e agências da Caixa.

ALERTA: Bloqueio do Bolsa Família

Durante o período de bloqueio do benefício, que pode durar até 60 dias, o beneficiário não recebe o valor a que teria direito. Após realizar a atualização cadastral e ser desbloqueado, os retroativos referentes ao período de bloqueio deverão ser pagos ao beneficiário, juntamente com o benefício do mês em que ocorreu o desbloqueio.

ALERTA GERAL para todos os beneficiários do Bolsa Família acaba de sair HOJE
ALERTA GERAL para todos os beneficiários do Bolsa Família acaba de sair HOJE. Foto: (Paulo Whitaker/Reuters)

No entanto, é importante destacar que, devido ao grande volume de desbloqueios a serem realizados, alguns beneficiários podem ter seu pagamento liberado apenas no início do mês seguinte, como é o caso de alguns beneficiários desbloqueados em junho e que só terão acesso aos retroativos no início de julho.

A atualização do Bolsa Família é um processo fundamental para garantir a correta aplicação dos recursos do programa e auxiliar as famílias que realmente necessitam deste apoio financeiro. Sendo assim, é imprescindível que os beneficiários mantenham seus dados sempre atualizados e estejam atentos aos prazos e procedimentos de desbloqueio do benefício.

Pagamentos em 2023 do Bolsa Família

O Bolsa Família passou por uma reformulação neste ano e, com isso, traz novidades em 2023 para seus beneficiários. Uma das mudanças é o pagamento adicional proporcionado pelo Benefício Variável Familiar. Para quem recebe o auxílio, é motivo de comemoração: os pagamentos referentes a junho já começaram.

Os pagamentos ocorrem nos últimos 10 dias úteis do mês, seguindo a ordem do final do NIS (Número de Identificação Social) do beneficiário. Assim, é fundamental que as famílias mantenham suas informações atualizadas no Cadastro Único, sistema de cadastros dos beneficiários do Bolsa Família, para evitar suspensões ou cancelamentos do benefício.

A principal novidade do Bolsa Família em junho é o pagamento adicional chamado de Benefício Variável Familiar. Ele oferece um valor extra de R$ 50 aos beneficiários do programa, caso a família possua em sua composição mulheres gestantes, lactantes e jovens entre 7 e 18 anos (incompletos).

Além disso, o programa já conta com o Benefício Primeira Infância, que paga um adicional de R$ 150 para cada criança de até seis anos presente na família beneficiária.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.