ALERTA GERAL de Granizo no Brasil acaba de sair com risco de raios; brasileiros estão assustados

Esta condição climática, que se instalou no estado na última quinta-feira após um ciclone, foi ainda mais reforçada na segunda-feira com a chegada de ar ainda mais frio.

O Brasil tem experimentado uma série de dias ensolarados e com temperaturas extremamente baixas, especialmente no estado do Rio Grande do Sul, devido à influência de uma massa de ar seco e frio. Esta condição climática, que se instalou no estado na última quinta-feira após um ciclone, foi ainda mais reforçada na segunda-feira com a chegada de ar ainda mais frio.

Temperaturas

A região metropolitana de Porto Alegre registrou pelo segundo dia consecutivo uma temperatura mínima na casa de 0ºC. A temperatura chegou a 0,3ºC ontem e 1,0ºC hoje no extremo sul da cidade. No interior, as marcas foram ainda mais baixas nas madrugadas de ontem e hoje, com a menor mínima registrada nesta quarta em Pedras Altas, no sul do estado, com -4,2ºC.

Mudança Climática

No entanto, o clima no Rio Grande do Sul deve mudar nesta quinta-feira. A entrada de ar quente sobre a massa de ar frio sobre o estado trará chuva em várias regiões até o final do dia. O sol aparecerá em quase todo o estado, mas a nebulosidade aumentará.

A partir da manhã, não se pode descartar a possibilidade de instabilidade isolada na Metade Norte, especialmente no Noroeste do estado. Ao longo do dia, a instabilidade aumentará com chuva em pontos do Oeste e, principalmente, do Centro, Sul e Leste do estado, principalmente à tarde e à noite.

Frente Quente – possibilidade de Granizo e Raios

O quadro é bastante semelhante ao de uma frente quente, fenômeno comum no inverno em que há instabilidade quando o ar mais quente avança de Norte sobre uma massa de ar frio instalada no Rio Grande do Sul.

A maioria dos modelos não indica instabilidade forte, mas por precaução, estamos alertando para o risco de chuva forte isolada com raios e granizo. Isso porque as frentes quentes costumam trazer raios e granizo, acompanhando a chuva forte. Como não se antecipa um sistema de instabilidade grande e organizado, qualquer ocorrência será isolada.

Final de semana com possibilidade de Granizo e Raios

O modelo meteorológico europeu é o único que indica a formação de núcleos de instabilidade mais fortes nesta quinta-feira no Rio Grande do Sul, afetando mais o Centro, o Sul e o Leste do estado da tarde para a noite desta quinta e na madrugada da sexta, antes de a chuva se afastar para o mar na sexta.

Na sexta, o sol aparecerá com nuvens em todas as regiões e a temperatura sofrerá uma alta muito acentuada à medida que uma massa de ar muito quente começa a tomar conta do Rio Grande do Sul. As máximas já passarão de 25ºC em muitas cidades.

Em contrapartida, no fim de semana, o ar muito quente cobrirá o estado e os gaúchos terão um sábado e um domingo de sol e nuvens com noites amenas e até quentes para esta época do ano e tardes de calor para o mês de julho com máximas perto ou ao redor de 30ºC em várias cidades.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.