ALERTA GERAL! Chiclete, vitaminas e protetor solar ENTRAM na mira da Anvisa

Recentemente, alimentos como chiclete, vitaminas e protetor solar entraram na mira da Anvisa por um motivo importante: esses produtos podem conter, em sua composição, uma parcela de dióxido de titânio.

Até então, essa substância não era, de fato, proibida no Brasil, apenas limitada. Porém, com novos estudos sendo feitos em volta dessa substância, a Anvisa tem estudado novas possibilidades sobre os efeitos, inclusive, da quantidade considerada “segura”.

Para termos ideia, na União Européia esse tipo de consumo já foi proibido, devido aos possíveis danos causados pelo dióxido de titânio.

Neste texto, esclarecemos algumas dúvidas sobre o assunto. Continue lendo.

Chiclete, vitaminas e protetor solar ENTRAM na mira da Anvisa

Os produtos industrializados passam por uma série de etapas antes de chegar às prateleiras do supermercado e aos armários de nossas cozinhas.

Em algumas dessas etapas, podem receber o acréscimo de alguns tipos de produtos químicos.

No caso de alguns chicletes, vitaminas e até mesmo alguns tipos de protetor solar, a substância que vem sendo alvo de questionamentos é o dióxido de titânio.

ALERTA GERAL! Chiclete, vitaminas e protetor solar ENTRAM na mira da Anvisa
ALERTA GERAL! Chiclete, vitaminas e protetor solar ENTRAM na mira da Anvisa. Foto: Canva.

Vale ressaltar que, até o momento, a Anvisa apenas limitava a quantidade que poderia ser incluída em alimentos e produtos cosméticos. Porém, como o avanço da ciência é constante e sempre há novos estudos sendo feitos, pode ser que esse cenário comece a mudar.

É aí que chiclete, vitaminas e protetor solar entram na mira da Anvisa. E para você entender melhor o que pode ser proibido nesses casos, veja o próximo tópico e entenda os efeitos do dióxido de titânio em nosso organismo.

O que o dióxido de titânio pode fazer no nosso organismo?

O consumo de dióxido de titânio pode ser prejudicial para o DNA humano. Isso porque, dependendo da quantidade ingerida, podem ocorrer verdadeiras quebras em nosso material genético, que podem causar danos aos cromossomos e levar ao desenvolvimento de uma série de enfermidades.

Por isso, mesmo quando a quantidade é considerada muito pequena, o fato de consumirmos em muitos tipos de produtos diferentes pode fazer com que a nossa exposição seja maior do que imaginamos.

Afinal, o dióxido de titânio é responsável por deixar produtos e alimentos com um tom mais esbranquiçado e, por isso, pode ser encontrado em lacticínios, cosméticos, alimentos diversos e até mesmo em materiais de construção!

Logo, fica difícil controlar o quanto disso é ingerido pelas pessoas, o que tem feito a Anvisa mirar na possibilidade de proibir tão substância no nosso país.

Como saber se um produto tem essa substância?

Para saber se algum alimento ou cosmético conta com essa substância na composição, é necessário ler os ingredientes e procurar por Titanium Dioxide nas embalagens. Normalmente, os ingredientes são escritos em inglês nesses produtos, por isso é necessário saber a nomenclatura correta.

Obviamente, não há motivos para entrar em pânico e jogar tudo fora, tendo em vista que uma pequena quantidade da substância tenha sido permitida pela Anvisa até então.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.