Alerta do Inmet para tempestades deixa esse estado em atenção total

Sul do Brasil deve ser atingido por fortes chuvas entre hoje e amanhã

Um alerta do Inmet deixou os moradores do Paraná preocupados e em estado de vigilância. Isso porque o tal aviso, que se trata de um alerta laranja, diz respeito ao perigo de tempestades.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, devem ocorrer chuvas e ventos de muita intensidade. Sendo assim, quem mora ou conhece pessoas que moram naquele estado, precisa ficar de olho no clima e tomar medidas de precaução para evitar prejuízos e até tragédias.

Então, para ajudar você com isso, hoje trouxemos todas as informações sobre esse assunto, além da lista completa de cidades que estão sob o alerta do Inmet. Leia até o final e não perca nada importante.

Alerta do Inmet para tempestades no Paraná

O Inmet emitiu na tarde de ontem (segunda-feira, 2 de outubro) um alerta laranja, que significa “perigo”, para a maior parte do estado do Paraná. A saber, esse aviso alerta a população para chuvas intensas e ventos fortes. Estes últimos podendo chegar entre 60 e 100 quilômetros por hora.

Além disso, o Inmet também alerta para o risco de queda de granizo em grande parte das cidades paranaenses.

Outro perigo apontado pelo Instituto de Meteorologia é o de haver interrupções no fornecimento de energia elétrica. Também há risco de quedas de galhos e de árvores inteiras, além de estragos expressivos em plantações e alagamentos.

Quais as cidades mais afetadas pelo aviso de tempestades?

Além de alertar todo o Paraná para o risco de tempestades muito severas, o Inmet também elencou as regiões com maior potencial de risco durante esses dias. Segundo o instituto, as regiões do estado do Paraná que mais devem sofrer os impactos dessas tempestades são:

  • Norte;
  • Central;
  • Noroeste;
  • Oeste;
  • Metropolitana da capital Curitiba.

No entanto, o alerta cobre o Paraná todo, pois a frente fria que é a causadora dessas tempestades está sobre o Sul de forma ampla. Por isso, os paranaenses precisam ficar atentos, uns mais do que os outros, mas a atenção deve ser geral.

Chuva com grande volume

Além dos riscos decorrentes da velocidade dos ventos, o alerta do Inmet também mostra que o volume de precipitação deve ser bem expressivo. Afinal, o esperado é que chova entre 30 e 60 mm por hora, ou 50 e 100 mm por dia, o que é bem acima do que tem chovido nos últimos meses.

Já na tarde de ontem, a maioria dos paranaenses puderam sentir a mudança no clima. Em especial os curitibanos, que viram o céu ficar encoberto e as temperaturas caírem chegando na casa dos 20 graus.

Paraná não é o único estado do Sul com alerta do Inmet

Apesar do Paraná estar em estado de atenção para a chegada de fortes tempestades, ele não é o único estado sulista a se preocupar. Isso porque o Rio Grande do Sul também recebeu um alerta laranja do Inmet para chuvas intensas.

Vale lembrar que o estado gaúcho ainda está se recuperando aos poucos do ciclone extratropical e das fortes chuvas que o atingiram ao longo do mês de setembro. Inclusive, o Rio Grande do Sul contabilizou 40 mortes em decorrência do clima severo.

Sendo assim, a preocupação para os moradores é ainda maior.

O alerta do Inmet para este estado teve início na manhã desta terça-feira (3) e avisa sobre chuvas muito intensas, que podem acumular 100 ml antes do final da tarde. Além disso, também há risco de queda de granizo e de ventos de até 100 quilômetros por hora.

Recomendações do Inmet para os locais com alerta laranja para tempestades

Além de alertar a população do Sul para esses eventos climáticos severos, o Inmet também dá orientações sobre como se proteger. Assim, o instituto orienta para que as pessoas não se abriguem sob árvores em meio a tempestade. Além disso, também recomenda que jamais tentem atravessar áreas alagadas e nem salvar bens no caso da correnteza puxá-los.

Outro ponto importante é manter as calhas sempre limpas para evitar acúmulos e infiltrações, reforçar os telhados e ter em casa artigos de primeira necessidade armazenados. Como comida, água potável, remédios, velas, lanternas, etc. Isso porque, tendo esses itens em casa, é menos provável haver a necessidade de ter que sair para comprá-los e acabar sendo pego pelo mau tempo no caminho.

Também é importante tirar eletrodomésticos da tomada, e jamais mexer no celular enquanto carrega.

Portanto, agora que você já sabe sobre o alerta do Inmet para tempestades e ventos no Sul, fique atento, coloque essas dicas em prática e se cuide. Além disso, compartilhe essas informações e ajude mais pessoas a também se cuidarem.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.