ALERTA: Clientes Nubank procuram PROCON após caírem em Golpe!

Os criminosos se passam por representantes do Nubank e entram em contato com as vítimas através de telefone, e-mail ou redes sociais. Eles alegam que a conta do cliente foi bloqueada devido a uma transação suspeita e que para cancelar, o cliente precisa seguir uma série de instruções.

Nos últimos anos, o Nubank conquistou uma posição de destaque no cenário financeiro brasileiro, oferecendo serviços inovadores e descomplicados que conquistaram milhões de clientes em todo o país. No entanto, como em qualquer empresa de grande porte, a popularidade do Nubank também atrai a atenção de golpistas e fraudadores, que buscam se aproveitar da confiança dos usuários para cometer crimes.

Recentemente, o Procon alertou para um golpe envolvendo uma falsa central de atendimento do Nubank. Nesse esquema fraudulento, golpistas entram em contato com os clientes do banco digital, se passando por funcionários legítimos do Nubank, e solicitam informações pessoais e bancárias, além de realizar tentativas de convencimento para que o cliente forneça códigos de segurança e realize transferências de valores.

Essa prática criminosa, além de prejudicar os clientes, compromete a reputação do Nubank, uma vez que a confiança é um dos pilares fundamentais da relação entre instituição financeira e cliente. Por isso, o alerta do Procon é de extrema importância para conscientizar os usuários sobre os riscos desse tipo de golpe e orientá-los a não fornecer informações sensíveis ou realizar transações financeiras sob pressão ou suspeita.

O Golpe

Os criminosos se passam por representantes do Nubank e entram em contato com as vítimas através de telefone, e-mail ou redes sociais. Eles alegam que a conta do cliente foi bloqueada devido a uma transação suspeita e que para cancelar, o cliente precisa seguir uma série de instruções. No entanto, essas orientações acabam levando a vítima a transferir valores, pagar boletos e até mesmo realizar empréstimos em nome dos fraudadores.

“Os golpistas alegam que a conta da pessoa foi bloqueada por uma operação indevida ou compra suspeita e que, para cancelar, você precisa seguir uma série de orientações, fazendo com que o cidadão acabe transferindo valores, pagando boletos e realizando até mesmo empréstimos/PIX crédito para os criminosos”, explica Luísa Ortiz, gerente do Procon Câmara.

Posicionamento do Nubank

O Nubank, por sua vez, reforça constantemente a importância da segurança e da proteção dos dados de seus clientes, alertando para práticas seguras de utilização dos serviços oferecidos pelo banco digital. Além disso, a empresa investe em tecnologia e mecanismos de segurança avançados para proteger seus usuários contra fraudes e golpes virtuais.

Diante desse cenário, é fundamental que os clientes do Nubank estejam sempre atentos a possíveis tentativas de fraude, verificando a autenticidade das mensagens e contatos recebidos e buscando sempre canais oficiais de comunicação da empresa para esclarecimento de dúvidas e informações. A segurança é uma responsabilidade compartilhada entre o banco e o cliente, e a conscientização é a melhor forma de se proteger contra golpes e fraudes no ambiente virtual.

Como Identificar o Golpe

Os fraudadores geralmente pedem informações desnecessárias como saldo da conta, limite de empréstimo, entre outras, e pressionam a vítima a resolver o problema rapidamente através de um PIX, transferência ou empréstimo.

Ações do Procon

O Procon tem trabalhado para alertar e informar o público sobre esses golpes. Segundo Luísa Ortiz, gerente do Procon, este tipo de golpe tem se tornado mais frequente, principalmente com o nome do Nubank, mas também pode ocorrer com outras instituições financeiras.

“Por isso, é importante frisar que nenhum banco entra em contato pedindo informação da conta do cliente”, ressalta Luísa.

Como se Proteger do golpe na Nubank

É importante estar ciente de que cada golpe tem suas características únicas, mas algumas táticas são comumente usadas pelos fraudadores. Se você perceber algum sinal suspeito, desconfie e interrompa o contato imediatamente.

“Com o golpe aplicado, poucas pessoas conseguem reaver o valor ou cancelar qualquer transação de maneira administrativa (sem vias judiciais), mesmo fazendo boletim de ocorrência. O Mecanismo Especial de Devolução (MED), nos casos de PIX, somente será bem-sucedido se ainda houver dinheiro na conta do golpista para ser recuperado”, informa Luísa Ortiz.

Informações Adicionais

Para mais informações sobre o golpe, entre em contato com o Procon Câmara, na Rua Antônio Onisto, 369, Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h (sem intervalo no almoço). Mais orientações também podem ser obtidas pelo telefone (35) 3435-2052 ou no WhatsApp (35) 99907-3268.

Esteja atento e sempre verifique a veracidade

É crucial estar atento a esses golpes e sempre verificar a veracidade das informações antes de realizar qualquer ação. Lembre-se, instituições financeiras nunca pedirão informações sigilosas por telefone, e-mail ou redes sociais. Em caso de dúvida, sempre entre em contato diretamente com o banco.

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