Agricultura familiar: Mapa e Embrapa firmam parceria 

Mapa e Embrapa firmam parceria para fortalecer o cultivo de variedades crioulas de inhame e abóbora em Alagoas. Saiba mais!

A secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SAF/Mapa) e a Embrapa Alimentos e Territórios fizeram uma parceria por meio de Proposta de Descentralização Direta de Recursos visando a promoção de ações estratégicas que contribuam no incremento e potencialização do cultivo e agregação de valor às variedades crioulas de inhame e abóbora. 

Agricultura familiar: Mapa e Embrapa firmam parceria 

O objetivo é gerar oportunidades de melhoria de renda e saúde das famílias agricultoras no estado de Alagoas, destaca o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

2.365 agricultores serão beneficiadas

De acordo com a divulgação oficial, o projeto beneficiará 2.365 agricultores familiares alagoanos. Ainda que as ações estejam concentradas em Alagoas, a expectativa é que os resultados tenham impacto em nível regional. 

Seleção de alimentos

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) explica que serão investidos R$ 175 mil em 24 meses. Segundo a divulgação oficial do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), as variedades crioulas de alimentos são aquelas que são obtidas através de seleção e cruzamento natural pelos agricultores. 

Capacitação dos pequenos agricultores

Entre as ações propostas na parceria estão o mapeamento das áreas e sistema de cultivo de inhame praticado pelos agricultores familiares em Alagoas e a capacitação dos produtores no manejo sustentável do tubérculo e na produção de rizóforos-sementes com qualidade fisiológica e sanitária, informa o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Também será determinado o perfil químico e a composição nutricional das variedades crioulas de inhame e abóbora, visando agregação de valor e diferenciação das variedades, ressalta o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

O projeto também irá identificar os conhecimentos locais sobre as formas de preparo, a partir da abóbora e inhame, capacitando os agricultores e suas famílias a aprender novos preparos utilizando os frutos e tubérculos de abóbora e inhame de forma integral, como a polpa, as sementes e a casca.

Ações estratégicas realizadas através de parcerias

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) ressalta que todas as ações de campo serão realizadas por meio de estratégia participativa, com a colaboração de entidades como a Associação de Agricultores Alternativos (Aagra), a Cooperativa Agropecuária de Alagoas Ltda (Coopaal), a Associação Comunitária Flor do Bosque (Acaflorb) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). 

Treinamentos para estudantes

As atividades de campo permitirão, também, o treinamento de estudantes de graduação da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), destaca a divulgação oficial do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.