AGERGS abre vagas de nível técnico e superior

Será um total de 15 vagas, com inscrições até 27 de maio.

Em 28 de abril, a AGERGS (Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos do Rio Grande do Sul) abriu novo edital!

Assim, serão 15 vagas para cargos de níveis de formação diferentes, tanto para nível superior quando para médio técnico.

Aqueles que desejam concorrer a estas oportunidades, portanto, devem se inscrever até o dia 27 de maio, por meio do site da Fundatec. Isto é, a banca examinadora do certame.

Até o momento, a previsão é de que as provas ocorram no dia 17 de julho, com homologação em 11 de outubro. Desse modo, o certame terá a validade de dois anos, podendo se prorrogar por igual período.

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Entenda melhor sobre o processo seletivo, logo abaixo.

Quais serão as vagas para a AGERGS?

A seleção para a AGERGS se destina a 15 vagas, sendo:

  • 11 para cargos de nível superior.
  • 4 para cargos de nível médio técnico.

Nesse sentido, as 11 vagas de nível superior para o cargo de Técnico Superior, nas seguintes áreas:

  • Advogado, com 1 vaga.
  • Analista de sistemas, com 1 vaga.
  • Contador, com 1 vaga.
  • Engenheiro civil, com 2 vagas.
  • Engenheiro de dados, com 1 vaga.
  • Economista, com 3 vagas.
  • Engenheiro mecânico, com 1 vaga.
  • Engenheiro sanitarista, com 1 vaga.

Todos estes terão uma carga de 40 horas por semana e uma remuneração inicial de R$ 5.125,30.

Além disso, o certame também destina 4 vagas, de nível médio técnico, para o cargo de Auxiliar Técnico. Este, então, se divide nas seguintes áreas:

  • Administração, com 1 vaga.
  • Contabilidade, com 1 vaga.
  • Informática, com 1 vaga.
  • Secretariado, com 1 vaga.

Estes profissionais também trabalharão por 40 horas semanais, com remuneração inicial de R$ 1.170,45.

Ademais, estes ganhos também poderão contar com:

  • Gratificação de Apoio à Fiscalização Regulatória Externa (Gafre), em até 60% do salário.
  • Gratificação de Excelência Acadêmica (GEA), de 5% ou 10% de sua remuneração.

Por fim, o edital da AGERGS também indica que estes servidores poderão exercer o teletrabalho, conforme Deliberação nº 27/2021, que dispõe sobre o sistema híbrido de atividades e do regime de teletrabalho para seus servidores.

Atribuições dos cargos

Os cargos de Técnico Superior e de Auxiliar Técnico da AGERGS terão diversas atribuições. Isto é, responsabilidades dentro das suas atividades.

Nesse sentido, é importante que o candidato se informe melhor sobre o que cada cargo. Portanto, no caso do Técnico Superior são algumas de suas muitas atribuições, por exemplo:

  • Acompanhar a evolução tecnológica dos serviços públicos delegados.
  • Propor estratégias para o Rio Grande do Sul atingir padrões mais elevados nos serviços públicos delegados.
  • Examinar a evolução sistêmica dos indicadores de qualidade dos serviços.

Ademais, no caso do Auxiliar Técnico, será necessário, por exemplo:

  • Efetuar os serviços de digitação, expedição, processamento e tabulação de dados e relatórios dos serviços da AGERGS.
  • Aplicar, em campo, questionários de pesquisa.
  • Realizar pesquisa de legislação e jurisprudência.

No entanto, é importante lembrar que, a depender da especialidade de cada cargo, estas responsabilidades poderão mudar.

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Para conferir a lista completa destas atribuições, o candidato deve acessar o edital da AGERGS.

Concurso terá reserva de vagas

Dentro do número de vagas totais, o certame da AGERGS também reserva vagas para os seguintes grupos:

  • Pessoas com deficiência.
  • Candidatos negros.
  • Pessoas trans.
  • Integrantes de povos indígenas.

Nesse sentido, em cada caso, o candidato que desejar concorrer dentro deste critério deverá selecionar a opção no momento da inscrição.

Além disso, será necessário:

  • Apresentar laudos médicos, dentre outros documentos que demonstrem a deficiência.
  • Se autodeclarar como negro ou pardo, bem como passar por Verificação da Veracidade da Autodeclaração.
  • Também se autodeclarar como pessoa trans, bem como passar por Verificação da Veracidade da Autodeclaração.
  • Se autodeclarar como integrante de povo indígena, além de apresentar declaração de sua comunidade sobre sua condição de pertencimento étnico, assinada por, pelo
    menos, duas lideranças reconhecidas ou documento da Fundação Nacional do Índio (FUNAI) que ateste sua condição.

Como serão as provas da AGERGS?

A fim de trabalhar na AGERGS, os candidatos passarão pelas seguintes fases:

  • Prova Teórico-Objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, para todos os cargos.
  • Avaliação de Títulos, de caráter classificatório, apenas para cargos de nível superior.

Assim, a primeira fase tem previsão para ocorrer no dia 17 de julho, com duração de 4 horas, em Porto Alegre e Região Metropolitana.

Dessa forma, a Prova Teórico-Objetiva para os cargos de nível médio técnico se consiste em:

  • 20 questões de Língua Portuguesa, de peso 2.
  • 15 questões de Noções de Direito e Legislação, de peso 2.
  • 10 de Informática, de peso 2.
  • 10 de Raciocínio Lógico, de peso 2.
  • 05 de Noções de Administração, de peso 2.

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Já a prova para os cargos de nível superior terão:

  • 20 questões de Língua Portuguesa, de peso 1.
  • 50 questões de Conhecimentos Específicos, que irão variar a depender do cargo, de peso 1,4.

Desse modo, os candidatos destes cargos que obtiverem aprovação nesta fase irão passar pela Avaliação de Títulos. Portanto, será necessário enviar documentos comprobatórios entre 29 e 30 de agosto.

Como se inscrever no concurso?

Aqueles que desejam concorrer às vagas acima deverão se inscrever entre 28 de abril e 17 horas do dia 27 de maio. Nesse sentido, o candidato deve acessar o site da banca examinadora, ou seja, da Fundatec.

Estando na plataforma da Fundatec, então, o candidato deve clicar em “INSCRIÇÃO ONLINE”.

Assim, será necessário indicar seu CPF, além de ler e concordar com a Política de Privacidade da Fundatec. Além disso, antes de prosseguir com a inscrição, é muito importante que o candidato tenha plena ciência de todas as regras do edital.

Desse modo, basta preencher a ficha de inscrição com seus dados, de forma correta.

Por fim, a plataforma irá gerar o boleto para pagamento da taxa da inscrição. Este, por sua vez, deve ser pago em qualquer banco até o dia do vencimento.

Então, após dois dias úteis bancários do pagamento, o candidato poderá consultar a confirmação do pagamento.

Os valores da taxa de inscrição serão:

  • R$ 233,24 para os cargos de nível superior.
  • R$ 102,30 para os cargos de nível médio técnico.

No entanto, é possível solicitar a isenção da taxa até o dia 06 de maio. Dessa maneira, nesse caso, é necessário comprovar ser pessoa com deficiência que possui renda mensal de até um salário mínimo e meio, ou seja, de R$ 1.818.

A Fundatec, ainda, irá disponibilizar computadores em sua sede em Porto Alegre para que os candidatos possam se inscrever.

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