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AFEAM abre concurso com 30 vagas

As vagas se destinam a cargos com nível superior de formação.

Na última semana, houve a publicação do edital para o novo concurso público da AFEAM.

Assim, o certame da Agência de Fomento do Estado do Amazonas contará com a oferta de 30 vagas. Esta oportunidades, então, se destinam ao cargo de Especialista de Fomento, que exige nível superior de formação e possui salário de até cerca de R$ 6 mil. 

Aqueles que desejam concorrer a estas vagas, portanto, podem contar com inscrições a partir do próximo dia 18 de julho, até 16 de agosto.

Então, as provas objetivas deverão ocorrer no mês de setembro. 

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Entenda melhor sobre o certame, abaixo.

Quais são os cargos para a AFEAM?

Segundo o edital do órgão, as 30 vagas para o cargo de Especialista de Fomento se divide nas seguintes áreas de atuação:

  • Administração: 9 vagas; 
  • Agronomia: 2 vagas; 
  • Comunicação e Marketing: 1 vaga; 
  • Contadoria: 8 vagas; 
  • Desenvolvimento de Sistemas: 3 vagas; 
  • Economia: 5 vagas; 
  • Infraestrutura de TI: 1 vaga; 
  • Jurídico: 1 vaga.

Nesse sentido, a fim de investir no cargo, é necessário que o candidato possua nível superior completo na respectiva área de atuação e registro ativo no órgão responsável.

As remunerações iniciais serão de R$ 5.000, exceto para as áreas de Desenvolvimento de Sistemas e Infraestrutura de TI, com provimentos de R$ 6.523,87. Ademais, todos os cargos possuem jornada de trabalho de 30 horas semanais.

A contratação de todos os ocorrerá por meio de regime de Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT). Assim, todos os cargos terão lotação na sede da AFEAM, na cidade de Manaus.

Inscrições vão até agosto

De acordo com o edital, as inscrições para o novo certame da AFEAM ficarão abertas até o dia 16 de agosto.

Assim, os candidatos poderão se inscrever por meio do site oficial do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC). Isto é, a banca examinadora responsável pelo processo de inscrição, aplicação das provas e divulgação dos resultados do certame.

Após preencher todas informações do site da banca, então, será gerado um boleto com uma taxa de inscrição de R$ 100. Portanto, é necessário que o candidato pague este valor até o dia 17 de agosto.

Contudo, segundo o documento, poderão solicitar a isenção da taxa de inscrição aqueles que se enquadrem nas seguintes situações:

  • Cidadãos que possuem renda de até três salários mínimos, ou seja, de R$ 3.636;  
  • Desempregados;  
  • Eleitores convocados e nomeados;  
  • Doadores de sangue;  
  • Pessoas portadoras de deficiência;  
  • Cidadãos com inscrição no programa Cadastro Único (CadÚnico).

Para solicitar a isenção da taxa de inscrição, então, o candidato deverá enviar toda a documentação comprobatória de sua condição entre os dias 18 a 20 de junho, através do portal oficial do IBFC.

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Após a solicitação, baca examinará todos os comprovantes e divulgará os resultados de isenção de taxa no dia 1º de agosto.

Concurso da AFEAM terá prova em setembro

Os candidatos que concorrerão a uma das vagas da Agência de Fomento do Estado do Amazonas passarão por etapas discursivas e objetivas.

Assim, a aplicação dos exames está prevista para o dia 18 de setembro, na cidade de Manaus, capital do Estado.

A etapa objetiva do certame da AFEAM contará com 80 questões, da seguinte maneira:

  • Língua Portuguesa: 10 questões; 
  • Noções de Informática: 10 questões; 
  • História e Geografia do Amazonas: 10 questões; 
  • Noções de Direito: 10 questões; 
  • Legislação: 10 questões; 
  • Conhecimentos Específicos: 30 questões.

Já na prova discursiva, o candidato deverá redigir uma redação. Após as duas etapas, então, todos os candidatos ainda passarão por uma prova de títulos, em que receberão uma pontuação referente a suas especializações acadêmicas. Isto é, como cursos, mestrado e doutorado, por exemplo.

A previsão é de que a publicação do resultado final do certame aconteça no dia 08 de dezembro. O concurso contará com prazo de validade de dois anos, podendo se prorrogar posteriormente por igual período. Durante o período, os candidatos poderão ser convocados de acordo com a necessidade de preenchimento de vagas da AFEAM.

De acordo com o Governo do Estado do Amazonas, o último concurso público do órgão ocorreu no ano de 2009.

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A agência, criada em 1999, possui o objetivo de atuar na promoção do desenvolvimento sustentável em todo o estado do Amazonas. Assim, atua através do financiamento de atividades de produção para a geração de emprego e renda.

Ageman monta comissão para novo concurso público

Além da AFEAM, outros órgãos públicos também contarão com novo certame.

Nesse sentido, na capital do estado, a Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (AGEMAN) criou uma comissão organizadora. Isto é, que ficará responsável pelo andamento de todos os trâmites necessários para o lançamento de seu primeiro concurso.

O anúncio da ação ocorreu na última semana pelo diretor-presidente da agência, Elson Andrade Ferreira, durante reunião com todos os diretores das áreas administrativas e técnicas da AGEMAN.

A realização de um certame para o preenchimento de vagas da agência foi uma recomendação do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE – AM). Assim, em fevereiro de 2022, o atual prefeito, David Almeida, já havia autorizado a formulação de um plano de ação para a realização do primeiro concurso da entidade.

“Estamos dando início a esse plano de ação, o qual irá nortear todos os passos que serão dados na direção da realização do concurso. Essa é uma determinação do prefeito David”, declarou Elson, que também explicou que a comissão especial atuará em conjunto com os diretores da Ageman no estudo das necessidades funcionais do órgão.

O grupo ficará responsável pela execução do plano de ação que o prefeito autorizou. Ademais, esta também definirá todas as informações, como áreas e disponibilidade de vagas, salários e outras informações que estarão no edital oficial do certame.

“Além da nossa equipe, contaremos com a interlocução da Secretaria Municipal de Administração (Semad) e também da Procuradoria Geral do Município (PGM) que vai nos fornecer os subsídios legais necessários à execução do concurso”, frisou o diretor-presidente.

A AGEMAN foi criada no ano de 2017 e atualmente conta com um quadro de funcionários cedidos por outras secretarias da Prefeitura de Manaus e de cargos comissionados.

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