Adubo perfeito em casa: Veja como preparar e deixar suas plantas perfeitas

Saiba como reaproveitar alimentos e ter um jardim bonito

Suas plantas estão fracas e crescendo de forma não saudável? Então, veja a melhor forma de fazer um adubo caseiro. Pois, isso, vai te ajudar a deixar as plantas ainda mais bonitas e saudáveis de forma simples e sem grandes complicações.

Veja dicas infalíveis de como deixar suas plantas perfeitas com um adubo em casa

É muito comum encontrar muitas vezes, as plantas mais caídas e sem aquele aspecto de saudável. Aliás, isso ocorre, pois, com o passar do tempo, o solo vai perdendo nutrientes importantes. Portanto, para substituí-los, você deve contar com a ajuda de um adubo.

Mas, você sabe como fazer esse adubo de forma totalmente caseira? Sendo assim, veja dicas infalíveis para sempre ter as plantas perfeitas em casa.

adubo caseiro
Adubo perfeito em casa: Veja como preparar e deixar suas plantas perfeitas. Foto: Canva Pro

Para que usar o adubo nas plantas?

Muitas vezes, quando percebemos que as plantas não estão tão saudáveis, isso significa que o solo perde nutrientes. Sendo assim, a melhor forma de devolver e, consequentemente, fazendo com que ela volte a ficar bonita outra vez é fazendo o uso de adubo.

Aliás, não há necessidade de gastar com adubos caros em lojas. Afinal de contas, você pode produzir sem grandes dificuldades seu próprio adubo caseiro. Além disso, ainda contribui com a natureza, pois, reaproveita o resto de alguns alimentos que iriam para o lixo. Como cascas de bananas ou ovos, por exemplo.

Produção do adubo de casca de banana

A parte mais interessante em fazer o adubo caseiro é que você irá utilizar restos de alimentos. Então, não há segredo para deixar as plantas bonitas e saudáveis ou fazer com que seu jardim esteja sempre muito bem nutrido.

Pois, como já dissemos, o adubo pode ser feito com casca de banana, e é bem fácil. Para isso, basta triturar a casca e a polpa da fruta, enterrando ao redor da planta.

A propósito, a banana é uma fruta rica em vitamina e nutrientes muito importantes para que o solo fique mais saudável. E tem mais, a parte interna da fruta ainda pode ser usada para lustrar as folhas das plantas. Portanto, trazendo aquele brilho a mais para o seu jardim.

Adubo caseiro de casca de ovo

Então, outra forma de adubar seu jardim é com a casca de ovo que é rica em cálcio. Portanto, contribui para que as plantas cresçam de forma ainda mais saudável, e para produzir esse adubo, é fácil. Assim, basta triturar as cascas de ovo em um liquidificador. Bata bem, até ter a consistência de farofa. Em seguida, basta polvilhar no substrato e seguir com o processo normalmente.

Aliás, é interessante que esta etapa seja feita com frequência. Dessa forma, as plantas vão retornando com os nutrientes ao solo aos poucos.

Como fazer adubo caseiro de borra de café

A borra de café é uma ótima opção para nutrir o solo. Sendo assim, para usá-lo é bastante simples. Para isso, basta fazer o uso da borra após o café da manhã. Dessa maneira, aplique diretamente na terra. Logo, nesse caso, além de deixar o solo com mais nutrientes, a borra, também é ótima como repelente natural para sua plantação.

Outras formas de adubo caseiro

As cascas de vegetais também são ótimas para usar como adubo nas plantas. Por exemplo, as abóboras, cenouras e até mesmo a batata. Afinal, esses vegetais são ricos em vitaminas e contribuem para que seu solo esteja sempre saudável.

Por fim, o leite também é outra fonte de vitaminas que pode deixar as plantas ainda mais saudáveis. Pois, a bebida é rica em potássio. Com isso, deixa seu jardim mais saudável. Para fazer seu uso, basta diluir 100ml de leite em 1L de água. Em seguida, borrife essa mistura nas folhas. Isso fará com que as plantas tenham mais nutrientes com o passar do tempo e fiquem mais bem nutridas.

Cuidados finais

Cuidar do seu jardim é crucial para que suas plantas cresçam de forma ainda mais saudável. Agora, para que isso aconteça, é recomendável que a aplicação do adubo seja feita pelo menos uma vez a cada três meses.

Portanto, utilizar restos de alimento para turbinar as plantas é ótimo para ter um jardim mais saudável. Mas também, para auxiliar o meio ambiente, com o reaproveitamento de alimentos.

 

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.