Adquirir um imóvel em tempos de pandemia: aprenda a superar os desafios financeiros dos novos tempos

Com as taxas de juros em níveis recordes, você provavelmente já ouviu falar que é o momento perfeito para adquirir um imóvel. Atualmente, com uma boa pontuação de crédito, é possível se qualificar para taxas baixas, o que antes seria praticamente inconcebível. Assim, tem-se a chance de desfrutar de pagamentos mensais de valores pequenos, economizando ao longo da vida com o financiamento habitacional.

Dicas para adquirir um imóvel em tempos de pandemia

Ainda assim, dada a incerteza econômica, desemprego recorde e uma pandemia, este é o melhor momento para adquirir um imóvel? E em caso afirmativo, como é realmente o mercado e o que os compradores precisam saber antes de embarcar nesse mercado?

Alguns especialistas recomendam diversas ações práticas, aconselhando sobre como os compradores podem superar os obstáculos. Obstáculos esses que são comuns e atuais ao se adquirir um bem nesses tempos de crise.

Abaixo estão algumas dicas que podem ser muito úteis na hora da compra:

Certifique-se de que está pronto para um financiamento

Uma maneira de ter certeza de que você pode se qualificar para um financiamento é consultar um conselheiro financeiro. Alguns credores afrouxaram as regras, portanto, certamente ajustaram seus requisitos.

Isso geralmente afeta os mutuários mais desfavorecidos com pontuação de crédito abaixo de 700, bem como aqueles com menos capital disponível para um pagamento inicial. Mas a casa própria ainda é direcionada, com acessibilidade para a maioria das pessoas com renda suficiente e capital disponível para um pagamento inicial e boas classificações de crédito.

Compare os preços de um financiamento imobiliário para saber quais opções estão disponíveis

Em um mercado onde alguns credores estão ajustando os requisitos de financiamento, é mais importante do que nunca que os compradores procurem a melhor oferta. Explore as opções disponíveis porque um credor pode ter restrições que outros credores não têm.

A única maneira de saber é pesquisar e descobrir quais são suas opções. Lembre-se de que, ao adquirir um financiamento imobiliário, você ficará “preso” ao negócio por muito tempo. Portanto, deve pensar bem antes de “fechá-lo”.

Alguns especialistas recomendam diversas ações práticas, aconselhando sobre como os compradores podem superar os obstáculos
Alguns especialistas recomendam diversas ações práticas, aconselhando sobre como os compradores podem superar os obstáculos- Foto: Canva Pro

O mercado imobiliário é competitivo e volátil

O mercado imobiliário tem estado em uma montanha-russa louca desde a chegada da pandemia. Inicialmente, o mercado parou por completo. Assim, depois, pouca coisa ou nada aconteceu.

Os compradores não estavam pensando em adquirir imóvel algum, tal como os proprietários não estavam tendo condições de vender. Mas tudo isso mudou completamente.

O mercado está muito ativo. Não é incomum ver casas que recebem várias propostas e vendem acima do preço pedido.

Claro, a crise de saúde não acabou. Mesmo com a reabertura gradual do comércio e serviços, as taxas de casos confirmados do Coronavírus e hospitalizações estão aumentando. Alguns Estados estão até atrasando os planos de reabertura. Isso cria um mercado volátil que pode ser difícil de prever.

Mas, dadas as atuais condições do mercado, os compradores podem enfrentar vários obstáculos para conseguir o financiamento e a negociação da casa. Além disso, eles também precisam se preocupar com as desacelerações do mercado e as incertezas econômicas.

O que fazer para adquirir um imóvel ainda em 2021

Essas dicas podem ajudar as pessoas que desejam comprar agora nas seguintes condições:

Encontre o corretor de imóveis certo

Embora não seja obrigatório que para adquirir um imóvel o comprador tenha que trabalhar com um corretor de imóveis, isso pode ser muito benéfico. Especialmente para quem está comprando pela primeira vez no mercado.

Trabalhar com um agente de boa reputação é fundamental para entender o mercado local. Um corretor excepcional pode fornecer o conselho de que precisam para colocar seus clientes na melhor posição de compra.

Esteja ciente de que sua situação financeira pode mudar

Ninguém pode dizer com certeza o que acontecerá nos próximos anos ou mesmo nas próximas semanas. Se os Estados forem forçados a restabelecer as ordens de permanência em casa para interromper a disseminação do Coronavírus, a crise pode piorar.

Os compradores não estavam pensando em adquirir imóvel algum, tal como os proprietários não estavam tendo condições de vender
Os compradores não estavam pensando em adquirir imóvel algum, tal como os proprietários não estavam tendo condições de vender – Foto: Canva Pro

Assim, novamente enfrentaremos um desemprego ainda maior, cortes salariais e dispensas temporárias. Isso significa que os compradores devem ter cuidado especial ao escolher uma casa e um financiamento.

Para quem está pensando em comprar durante o período de pandemia, é melhor estar ciente da segurança do seu emprego. Ademias, é melhor estar ciente até mesmo da segurança do seu salário atual.

Se você tem a renda e o pagamento da entrada, compre uma casa agora. Do contrário, é melhor arrumar suas finanças ou encontrar uma casa que se adapte às suas economias e estilo de vida.

Prepare-se para o processo incomum da compra em termos de tempo

Em circunstâncias normais, dependendo do caso, se não tiver nenhuma intercorrência no meio do caminho, não leva muito tempo para concluir o fechamento de uma venda de casa. O processo todo de procura, análise de financiamento, fechamento do negócio e documentação gira em torno de alguns poucos meses.

No entanto, com a pandemia, necessidade de isolamento e distanciamento social, pode haver restrições que aumentarão o prazo de alguns desses processos. Em contrapartida, outros estão sendo adiantados.

Aproveite o isolamento para “namorar” todas as opções possíveis virtualmente

Embora a maioria dos compradores ainda queira ver as casas pessoalmente, a maioria das imobiliárias e dos vendedores particulares têm todas as fotos na Internet. Assim, existem opções virtuais de catálogos disponíveis para várias etapas do processo de compra de uma casa.

Quem quer adquirir um imóvel hoje pode usar totalmente o mundo virtual se quiser. Pois, o interessado pode ver a propriedade em videochamada pelo Facetime, pelo WhatsApp ou pelas salas de reuniões online no Zoom.

Mesmo se você quiser ver a casa que acabou decidindo comprar pessoalmente, recomenda-se essas opções virtuais para visitas preliminares. Assim, o corretor pode ajudá-lo a manter o isolamento social à medida que restringe sua pesquisa.

Depois de encontrar a casa dos seus sonhos, muitas das próximas etapas do processo também podem ser feitas virtualmente. É possível revisar e assinar o contrato virtualmente em uma sala de reuniões, por exemplo. Portanto, praticamente, tudo pode ser feito online hoje em dia ao se adquirir um imóvel, do início ao fim.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.