Ações sustentáveis impactam positivamente a economia - Notícias Concursos

Ações sustentáveis impactam positivamente a economia

Ações sustentáveis impactam positivamente a economia de forma abrangente. Confira considerações relevantes feitas pelo Banco Central!

Conforme destaca o Banco Central do Brasil (BCB), durante o Congresso Mercado Global de Carbono – Descarbonização e Investimentos Verdes, foram feitos importantes levantamentos sobre a sustentabilidade e seu impacto econômico.

Sustentabilidade: um valor considerado nas estratégias do Banco Central

De acordo com o Banco Central do Brasil (BCB), quando do lançamento da “Dimensão Sustentabilidade”, o próprio Banco Central do Brasil (BCB) estabeleceu um conjunto de medidas concretas delineados em cinco grandes temas: 

  • regulação; 
  • supervisão; 
  • desenvolvimento de políticas e instrumentos; 
  • estabelecimento de parcerias; e 
  • ações de cunho interno.

Ações sustentáveis impactam positivamente a economia

Conforme apresentação oficial divulgada pelo Banco Central do Brasil (BCB) na data desta publicação, 18 de maio de 2022, a instituição possui exemplos de ações da agenda sustentável, sendo algumas já entregues e outras ainda em andamento.

Parcerias

De acordo com divulgação oficial. o Banco Central do Brasil (BCB) já formalizou várias parcerias, tais como: o A adesão à Network for Greening the Financial System (NGFS); a assinatura de memorando de Entendimento com a Climate Bonds Initiative (CBI); e a participação em cooperação técnica com a Sociedade Alemã para a Cooperação Internacional (GIZ) no projeto Finanças Brasileiras Sustentáveis (FIBraS).

As questões e os riscos socioambientais

O Banco Central do Brasil (BCB) destaca que as parcerias são muito importantes pois trazem uma série de benefícios, como a troca de experiências e conhecimento acerca das melhores práticas em questões socioambientais; a melhoria na análise de dados e mitigação dos riscos socioambientais no sistema financeiro; e o fortalecimento do relacionamento com outros bancos centrais e organizações internacionais.

Supervisão e as práticas internacionais – economia e sustentabilidade

Na área de supervisão do Banco Central do Brasil (BCB), a instituição destaca que  houve uma maior estruturação e ampliação da coleta de informações sobre riscos sociais, ambientais e climáticos, bem como a realização de testes de estresse para riscos climáticos.

De acordo com o Banco Central do Brasil (BCB), com a inclusão de cenários de risco climático em novos e aprimorados testes de estresse realizados pelo próprio Banco Central do Brasil (BCB), a atuação ocorre em consonância com as melhores práticas internacionais

Ações internas do Banco Central do Brasil (BCB)

Entre as ações de cunho interno do Banco Central do Brasil (BCB), a instituição destaca a inclusão de aspectos sociais, ambientais e climáticos na Gestão Integrada de Riscos do Banco Central do Brasil (BCB).

O relatório sobre riscos e oportunidades e o ECOS

De acordo com a divulgação do Banco Central do Brasil (BCB), o lançamento, em setembro de 2021, do primeiro “Relatório sobre Riscos e Oportunidades Sociais, Ambientais e Climáticos”, sendo o Banco Central do Brasil (BCB) um dos primeiros bancos centrais do mundo a fazer algo semelhante; e a criação, em dezembro de 2021, do “Comitê de Economia Sustentável (ECOS)” do Banco Central do Brasil (BCB).

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?