Abrir uma franquia em shopping vale a pena?

Confira se esse negócio é para você

Existem vários modelos de negócio de franquias e um deles é abrir loja ou quiosque em shopping. Quais são as vantagens e desvantagens de se abrir uma franquia em shopping? Este é o assunto que hoje pretendemos apresentar com este artigo, pois o local do ponto comercial é de extrema importância para o sucesso de sua franquia.

Abrir uma franquia em shopping -- Reprodução Canva
Abrir uma franquia em shopping — Reprodução Canva

Quais são as vantagens de abrir uma franquia em shopping?

Realizando as análises necessárias, você verá que existem vantagens para abrir uma franquia em shopping. Entre elas, tem-se:

Aumento do fluxo de pessoas

O shopping é um espaço de grande circulação de pessoas, que vão para ele com diferentes objetivos: passear, pesquisar novidades, comprar, comer, rever amigos, enfim, uma variedade de pessoas circulando o tempo todo.

Diferente das ruas, as pessoas que entram no shopping têm uma intenção clara: consumir. Além disso, por ser um ambiente fechado, o público também acaba passando várias vezes na frente da sua franquia e, por isso, tem grande probabilidade de conhecer os seus produtos.

Possuem atividades de divulgação, principalmente em datas comemorativas

Normalmente os shoppings fazem divulgações com a intenção de atrair clientes, geralmente em datas comemorativas. Estas divulgações geram maior movimentação de clientes, que traz benefícios para todos os lojistas.

Possui horário de atendimento estendido

O horário comercial de um shopping, normalmente, é das 10 horas às 22 horas, o que facilita a circulação de pessoas por maior tempo no espaço. Assim, quem trabalha em horário comercial, somente poderá fazer as suas compras em um local que tenha horário estendido.

Além disso, o próprio shopping dá mais condições de segurança para o cliente realizar as suas compras.

Oferece estrutura de acessibilidade e comodidade para os clientes

A estrutura do shopping oferece acesso seguro para o carro do cliente, espaço para descanso, banheiros limpos e acessíveis, que dão comodidade para lojistas e clientes.

No quesito acessibilidade, a estrutura dos shoppings está preparada para receber e auxiliar as pessoas. Tudo isso vem para facilitar o acesso das pessoas ao shopping.

Os shoppings possuem espaço adequado para as intempéries do tempo

Percebe-se que, quando chove, os shoppings costumam ficar cheios, pois os clientes não precisam andar na chuva para conhecer a loja do lado. Além disso, em dias muito quentes ou muitos frios, o espaço climatizado acaba sendo uma boa opção para os consumidores.

É um ambiente seguro

A estrutura oferecida pelos shoppings, em termos de segurança, é um grande diferencial atualmente, tendo em vista a existência de uma grande quantidade de roubos e assaltos realizados em estabelecimentos comerciais. Você sabe que, ao fechar a sua empresa, existem pessoas que estão cuidando dele para você.

Quais são as desvantagens de abrir uma franquia em shopping?

Saiba que, para todas as vantagens oferecidas para abrir uma franquia no shopping, existem algumas desvantagens que você precisa considerar, como:

Necessidade de seguir as regras do shopping

Entre as regras do shopping, existe a do horário de funcionamento. Assim, sua franquia precisa atender os horários de funcionamento do shopping, que é estendido, indo normalmente das 10 horas às 22 horas. Além disso, nas datas comemorativas, o horário é maior ainda.

Dessa forma, sua loja terá que estar com as portas abertas durante todo este período, pois, caso contrário, terá que pagar multa contratual.

Outra regra existente, é o horário para chegada de produtos e manutenção das lojas. Normalmente as manutenções são realizadas fora do horário de funcionamento do shopping, bem como o recebimento de mercadorias.

A estrutura oferecida pelo shopping é paga pelos lojistas

Além da locação do espaço, os shoppings cobram taxa de condomínio, que envolve a segurança, o marketing e as propagandas realizadas pelo centro comercial.

Estes valores são pagos independente do seu faturamento que, somado aos custos da franquia com funcionários, fornecedores e royalties, se torna um custo maior para o franqueado. 

Alguns shoppings cobram luvas de ponto

As luvas de ponto significam o valor comercial que o ponto comercial possui e representa o direito de uso do espaço.

A partir do momento em que você paga pelas luvas de ponto, esse valor somente pode ser recuperado quando você fechar a loja e vender este ponto para alguém, normalmente, para outra loja.

O shopping pode ser o ambiente perfeito para iniciar o seu negócio e, assim, se tornar um empreendedor onde o público passa constantemente! Dessa forma, analise bem todas as informações passadas no post que você acabou de ler!

Por fim, agora que você já sabe as vantagens e desvantagens de abrir uma franquia em shopping, vai ser possível avaliar se vale a pena ou não!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.