Vale a pena abrir uma cafeteria? Veja dicas para iniciar seu negócio

Saiba mais detalhes sobre lucrar com este ramo tão popular

O brasileiro adora um cafezinho, não é mesmo? Afinal, o café é a bebida principal em vários momentos e situações. Por exemplo, ele ajuda a despertar pela manhã, dá uma energia no meio da tarde. Além disso, até tomar depois do almoço e fazer uma reunião ou a visita ficar mais agradável.

Então, diante de tantos usos e da quantidade de café que tomamos todos os dias, será que vale a pena abrir uma cafeteria? Por isso, vem conosco que vamos te falar a respeito!

Quanto café tomamos no Brasil?

Em primeiro lugar, estudos apontam que no Brasil apenas no ano de 2021 foram consumidos mais de 20 milhões de sacas de café. Ou seja, o consumo foi realmente alto e não tem tendência à queda.

Além dos dados comerciais, fato é que o consumo de café é enraizado na cultura alimentar em todo o Brasil. Ainda mais, porque vai além do consumo da bebida. Pois, temos várias formas de consumo, por exemplo, bolos, balas e até biscoitos que usam o café como ingrediente-base nas receitas.

Mas vale a pena abrir uma cafeteria?

Então, a resposta para esta pergunta é: sim. Vale a pena. Contudo, para iniciar um negócio próprio, é preciso estudo e planejamento. Por isso, vamos às principais dicas a respeito.

Assim, uma dica para quem quer começar a estudar e planejar a abertura de uma cafeteria é visitar o portal da Associação Brasileira da Indústria de Café – ABIC. Pois, no site você terá um excelente panorama sobre a produção e consumo de café em todo o território nacional. Agora, veja outras vantagens de empreender com uma cafeteria.

Vale a pena abrir uma cafeteria? Veja dicas para iniciar seu negócio. Foto: Canva Pro

Espaço

Diferente de um restaurante, uma cafeteria não precisa ser um lugar grande. Dessa forma, você pode optar por um espaço em um shopping. Assim como, é possível ter um estabelecimento em um local pequeno, mas que te ofereça a comodidade de um banheiro e uma pequena cozinha!

Equipamentos

A cada dia são fabricados equipamentos de ponta para este setor. E melhor, ocupam pouco espaço além de serem muito versáteis.

Aliás, vale lembrar que estes equipamentos produzem vários tipos de café com todas as combinações possíveis e o custo-benefício faz valer a pena!

Portanto, uma alternativa bem interessante é investir em equipamentos como cardápio digital que podem reduzir a quantidade de atendentes!

Funcionários

Uma cafeteria, dependendo do tamanho, não vai demandar um número grande de funcionários. Porém, é imprescindível que você invista no treinamento de sua equipe. Além disso, deve ter a atuação de um barista. Em resumo, ele é o profissional que conhece profundamente sobre o café e a forma correta de preparar.

Além deste profissional você vai precisar de um atendente, um caixa e uma pessoa para garantir a limpeza e higienização do ambiente.

A possibilidade de diversificação

Uma outra vantagem em abrir uma cafeteria é poder “casar” o empreendimento com outro, como, por exemplo, uma livraria.

A propósito, inúmeras cafeterias adotaram a divisão deste espaço com resultados muito promissores.

Então, um aspecto interessante neste empreendimento é o público-alvo. Pois, geralmente são pessoas com formação em Ensino Superior e que procuram o lugar para poder sentar e ler tomando um cafezinho.

Quer ter sucesso? Invista na decoração, nos produtos e no atendimento da sua cafeteria

Então, desde o início citamos que uma cafeteria pode ser um bom negócio e isso ocorre, pois, é um ramo rentável e duradouro.

Dessa maneira, é preciso ter atenção aos detalhes, pois são sempre eles que fazem toda diferença! Por isso, invista em uma decoração bonita que pode ser feita com elementos rústicos ou mais sofisticados. De qualquer forma, precisa ter uma identidade própria.

A qualidade dos produtos

Quanto aos produtos, monte seu cardápio de forma equilibrada. Além do mais, fique atento à qualidade dos alimentos que trabalhará. Por exemplo, grãos ou pó de café de baixa qualidade pode ser mais em conta, mas esta economia comprometerá muito o produto final. Portanto, lembre-se que o consumidor que aprecia um bom café tem um paladar exigente.

O atendimento da cafeteria é primordial

Além dos seus potenciais clientes serem atraídos por um local bonito, aconchegante, por cafés e lanches de boa qualidade, é fundamental que recebam um bom atendimento em sua cafeteria!

Portanto, invista pesado no treino de sua equipe, principalmente na atenção e cordialidade com que vão tratar o cliente. Dessa maneira, os atendentes precisam saber conduzir o cliente pelo cardápio, oferecer experiências gustativas, ou seja, fidelizá-lo.

Por fim, reforçamos que vale muito a pena investir em uma cafeteria, então faça seu planejamento estratégico e financeiro, e bons negócios.

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