A Teoria dos Paradigmas Na Administração

A Teoria dos Paradigmas – Conceito na Administração

A teoria dos paradigmas é um conceito administrativo que diz respeito a base de uma empresa para elaborar suas estratégias.

Os paradigmas mudam a todo momento, haja vista que uma empresa é influenciada pela mudança do mercado, bem como por fatores econômicos, culturais e tecnológicos.

Paradigmas e a visão total da empresa

O paradigma adequado torna o ambiente da empresa realista. Sendo assim, a definição do paradigma é feita por crenças, valores e técnicas. Ao passo que uma empresa que não define paradigmas limita sua evolução e conhecimento.

O conceito diz sobre uma visão totalitária da realidade. Referenciando a resolução de problemas como uma escola de pensamento, uma organização social da ciência.

Assertividade nas decisões e cultura abrangente

Nessa linha de pensamentos, as escolhas erradas são direcionadas a quem decidiu, e não para o objeto de falha. Por exemplo, se falhar uma ferramenta, a visão de quem a escolheu que está errada, e não a ferramenta em si.

Por isso, é tão importante abrir novos paradigmas, decerto que ampliam as estratégias e as tornam mais assertivas. Quando uma empresa amplia seus paradigmas, novos modelos de atuação são construídos.

Novos objetivos e valores potencializados

Assim sendo, novos paradigmas amparam as inovações do mercado, de modo que são fundamentais para uma solidez na administração de empresas.

A forma como a gestão de uma empresa enxerga o potencial da empresa é mostrada através dos paradigmas em que essa gestão se baseia. Por isso, novos paradigmas ampliam os objetivos e os valores empresarias.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.