A tecnologia e seu poder de transformar a sociedade (Confira!)

Ferramentas digitais revolucinaram o mundo

A tecnologia esteve presente nas maiores transformações históricas pelas quais a sociedade contemporânea passou. A princípio, seu papel é extremamente importante para a vida das pessoas. As revoluções e o avanço na produção e desenvolvimento tecnológico moldaram o mundo como conhecemos hoje.

Todavia, a tecnologia está presente desde máquinas à vapor, até na produção em massa de inúmeros produtos, como veículos e computadores. Atualmente estamos vivendo uma revolução digital sem precedentes. As ferramentas desenvolvidas norteiam vários setores da economia aumentando a capacidade de produção.

Desse modo, a qualidade dos serviços oferecidos à população através de ferramentas tecnológicas é amplificada, onde é possível estabelecer uma indústria de larga escala. Inúmeros setores da sociedade se beneficiaram com a criação de novas tecnologias. A digitalização acabou por potencializar diversos segmentos.

Analogamente, com a utilização de tecnologias inovadoras, foi possível aumentar o campo de atuação de organizações empresariais, o número de consumidores, e a qualidade do atendimento ao público do empreendimento. O setor bancário, em todo o mundo, foi um dos que mais se beneficiou pela atual revolução digital.

Avanços da tecnologia

Dessa maneira, antes da digitalização de operações e processos, a população passava por inúmeras dificuldades ao ir a uma agência de uma instituição financeira. As filas eram enormes, o serviço era bastante demorado. Era extremamente difícil conversar com o gerente ou mesmo com os atendentes.

Com os avanços da tecnologia, este cenário problemático mudou exponencialmente. Atualmente, os clientes das instituições financeiras podem utilizar diversos serviços digitais, como o e-banking, bancos online, que reduziram bastante as filas e a burocracia, envolvendo a contratação de serviços bancários.

Neste momento, há também uma maior proteção das informações dos clientes e em suas transações financeiras envolvendo a tecnologia. Existem inúmeras ferramentas que buscam oferecer uma cibersegurança nos processos e operações. Os bancos se transferiram para o ambiente digital oferecendo serviços simples e eficientes.

Os aplicativos tiveram um papel fundamental nesse processo, já que com eles é possível realizar diversas tarefas bancárias. Pode-se fazer um pagamento facilmente, sendo necessário apenas abrir o app e escolher a forma de realizar a transferência financeira. O PIX aparece como o meio mais utilizado em todo o país.

Avanços na tecnologia
Avanços na tecnologia/Fonte: pixabay

Saúde e tecnologia

Ademais, em relação à saúde, a tecnologia sempre esteve presente auxiliando no trabalho de médicos e no tratamento de seus pacientes. Há neste momento uma revolução silenciosa no setor de medicina, com novas maneiras de combater doenças, oferecer diagnósticos mais precisos, e intervenções muito mais seguras.

Dessa maneira, podemos citar a utilização da realidade virtual, onde médicos e hospitais utilizam a tecnologia para obter uma visão qualitativa do problema de saúde. O profissional entra dentro do corpo do paciente utilizando ferramentas digitais. Alguns médicos praticam intervenções com esses instrumentos.

Aliás, a Inteligência Artificial e seu uso estão cada vez mais presentes na obtenção de diagnósticos. A tecnologia pode ser empregada em várias situações como na detecção de câncer de mama. Estudos apontam que a ferramenta digital detecta 20% a mais de casos da doença em comparação com outros exames tradicionais.

Jogos eletrônicos

O entretenimento digital está cada vez mais presente na vida das pessoas. A indústria de jogos eletrônicos é uma das mais rentáveis em todo o mundo. Podemos citar videogames como Telejogo, Atari, Nintendo, Playstation entre outros. O setor evoluiu e apresenta jogos de blackjack, roleta e até mesmo o poker na internet.

Os jogos de cartas ganharam uma nova vida na web. O ambiente virtual de um cassino, por exemplo, é amplamente utilizado. É possível jogar partidas simples e participar de um torneio com pessoas de todo o mundo. Pode-se aprender a jogar, desde lições simples, até estratégias sofisticadas para ganhar de seus concorrentes.

O mundo e a tecnologia

Hoje vivemos uma revolução tecnológica sem precedentes. A maioria da população utiliza aparelhos celulares no seu dia a dia, seja para questões profissionais ou pessoais. Com o avanço da internet, ocorreu a chamada globalização, onde o mundo se tornou uma pequena aldeia. Aliás, o comércio entre os países aumentou.

Em conclusão, as redes sociais são um sucesso, e seus donos se tornaram bilionários da noite para o dia. É possível comprar o que quiser em lojas de e-commerce, com os produtos chegando em sua residência em poucos dias. O mercado de trabalho mudou, já que as empresas digitalizaram suas operações.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.