A entrevista de emprego deve ser conceituada pelo candidato como uma forma positiva de direcionamento do seu perfil, sendo assim, é relevante levar para a entrevista de emprego situações concretas que reforcem seus pontos positivos e contornem seus pontos negativos.
A postura do candidato é multifatorial e deve ser direcionada durante a entrevista de emprego
O direcionamento do candidato durante a entrevista de emprego é um ponto relevante para que obtenha sucesso profissional. Por isso, considere analisar o seu próprio currículo e destaque situações que reforcem suas habilidades e competências.
Destaque seus pontos fortes
Destaque a sua capacidade para lidar com metas; direcionamento de processos; gestão de pessoas; otimização de fluxos; implementação sistêmica; elaboração de processos; treinamentos; dentre outros pontos que sejam relevantes para a organização do seu perfil profissional.
Seja resolutivo
O candidato deve falar sobre seus pontos fracos de maneira resolutiva. Assim sendo, é possível se colocar como uma pessoa tímida, no entanto, é relevante destacar que deseja estudar teatro. Além disso, a sua postura é multifatorial.
Adote uma postura participativa
Assim sendo, o direcionamento do seu comportamento é um ponto primordial para o seu sucesso durante a entrevista de emprego. Portanto, é aconselhável manter contato visual com a gestão do processo de recrutamento e seleção; evitar gesticular excessivamente; controlar o tom da sua voz; destacar pontos relevantes de maneira orgânica; não cruzar braços e pernas; dentre outros pontos que demonstram ansiedade excessiva.
Faça adequações dos pontos citados
Certamente, os pontos citados são passíveis de adaptação. No entanto, é primordial que o candidato entenda a necessidade de falar sobre seus pontos positivos e negativos de maneira orgânica e resolutiva.
A maneira como o candidato se coloca fisicamente no processo também faz parte da avaliação feita pela empresa. Por isso, evitar excessos e trabalhar a sua respiração são pontos relevantes para o seu sucesso.
Sendo assim é possível entender que a postura do candidato é multifatorial, no entanto, ela pode ser adaptada de modo evolutivo para que o candidato não autossabote sua carreira profissional, ao se colocar de maneira negativa.
Analise os valores da empresa
Além disso, conhecer o site da empresa e analisar os valores envolvidos também pode ser de grande valia para essa finalidade. Visto que são fatores que direcionam a avaliação do candidato quanto a cultura da empresa, bem como, podem servir de orientação indireta para o seu próprio posicionamento, considerando uma cultura aberta e uma cultura tradicional.