A Olimpíada de Língua Portuguesa está com inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para a 7ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa voltada para os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio de escolas públicas do Brasil. De acordo com o cronograma da 7ª edição, o período de inscrição segue aberto até o dia 30 de abril. 

O objetivo da Olimpíada é de reconhecer o trabalho de professores de Língua Portuguesa e de alunos da educação básica brasileira. Trata-se de uma iniciativa do Itaú Social e do Ministério da Educação (MEC), com coordenação técnica do CENPEC (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária).

Inscrições e adesão

Conforme o regulamento, os docentes podem participar com seus respectivos alunos nas seguintes categorias: Poema; Memórias Literárias; Crônica; Documentário; e Artigo de Opinião. Desse modo, os professores devem realizar a inscrição na categoria por meio do site Escrevendo o Futuro. Além disso, a Secretaria de Educação do município deve realizar a adesão no mesmo site.

O tema da 7ª edição é O lugar onde vivo e, de acordo com Patrícia Calheta, uma das integrantes da equipe do Escrevendo o Futuro, esse tema é um convite para uma maior aproximação da escola com a sua comunidade. Para ela, o tema abre um espaço para que o aluno lance “uma nova visão acerca do que está acontecendo no seu entorno, das fragilidades, das potencialidades do seu lugar”.

Além disso, ela ressalta que a Olimpíada de Língua Portuguesa tem um caráter formativo. “Durante todo esse processo, é bastante importante ressaltar o caráter formativo da olimpíada. A gente sempre diz que o coração da olimpíada é a formação”, afirma.

As informações são da Agência Brasil.

Gostou do texto? Deixe aqui o seu comentário!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.