A Lucratividade no Empreendedorismo

Lucratividade – Por que é importante?

Dentre os dados informados pela pesquisa do Sebrae sobre os principais motivos pelos quais novos empreendedores acabam indo á falência, mais de 50% dos novos empreendedores informaram não determinar o lucro pretendido.

Ou seja, esses novos entrantes no mercado não determinaram a sua margem de lucro. Todavia, o mais interessante é o fato de que essa pesquisa foi feita com novos entrantes no empreendedorismo que estão ativos, e não com os que já faliram. Sendo assim, eles podem alterar esses dados e não fazer parte das estatísticas, aquelas que dizem que em até dois anos eles podem falir.

Processo de planejamento e a lucratividade

A lucratividade de uma empresa precisa ser determinada dentro de um processo de planejamento. Bem como a importância da Gestão Financeira como um todo.

Determinar a lucratividade de um projeto é entender mais sobre o seu negócio, bem como sobre os preços praticados. Assim sendo, para uma devida precificação é importante entender qual será a sua margem de lucro.

Vários fatores devem ser analisados

Todavia, a margem de lucro não pode ser escolhida de qualquer forma, é necessário que a sua lucratividade seja coerente com os preços de mercado. Bem como com a análise da concorrência, as taxas vigentes, a inflação em cima da sua matéria-prima, dentro outros fatores.

No entanto, mais da metade dos novos empreendedores entraram no mercado sem saber como determinar seu lucro. Bem como sem saber o que é exatamente a lucratividade da empresa.

Controle a situação atual para entender o futuro

Assim sendo, as chances de falência da empresa ficam altas. Uma vez que não há um controle sobre a situação atual do negócio e sobre o futuro financeiro do negócio.

Assim sendo, é necessário entender a lucratividade atual para entender se será possível crescer com as políticas atualmente praticadas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.