A Língua Portuguesa pelo mundo

A língua portuguesa é uma das mais faladas no mundo. A maioria dos falantes do português residem no Brasil. No entanto, a língua também é falada em Portugal e em diversos países africanos devido aos processos de colonização desses países, como aconteceu também aqui no Brasil.

A origem do idioma remonta século XII, tendo como língua mãe o Latim. Os estudos de linguística apontam que a língua portuguesa surgiu na região da Galiza que, atualmente, está dividida entre Portugal e Espanha. A partir daí, a língua se espalhou por diversas partes do mundo, principalmente durante o período de expansão colonial portuguesa.

No passado, o português era falado apenas em Portugal. No entanto, com a chegada dos colonizadores portugueses no Brasil, a língua portuguesa se tornou uma das línguas oficiais do país. Na África, os países nos quais a o português também é falado são Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste. O idioma também está presente em Macau e Goa. Nesse sentido, o português é a língua oficial de nove países-membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e de Macau.

Uma das línguas mais faladas no mundo

Os dados apontam que mais de 260 milhões de pessoas em todo o mundo (3,7% da população mundial) falam o português. Desse modo, a língua portuguesa é a quarta mais falada no planeta e a terceira mais falada no hemisfério ocidental. As línguas mais faldas são o inglês e o espanhol.

A língua portuguesa sofreu influências de diversas outras línguas ao longo da história. Por exemplo, durante o período de colonização, houve influências das línguas indígenas e também das africanas, principalmente as línguas bantu. Além disso, no seu processo de formação, anteriormente, a língua portuguesa já havia sofrido influências de outros idiomas, como o árabe, por exemplo.

Apesar das influências, a língua portuguesa se mantém forte e com características próprias em cada um dos países na qual está presente. No Brasil, por exemplo, a língua portuguesa recebeu influências das línguas indígenas, já faladas pelos povos autóctones há milhares de anos, e das línguas africanas faladas pelos escravizados. Além disso, no século XIX, o português do Brasil recebeu influências também das línguas de imigração, como o italiano. 

A importância do português

Atualmente, a língua portuguesa é ensinada em diversos países como língua estrangeira. Além disso, há uma forte presença da língua portuguesa na internet, em redes sociais, em plataformas de streaming e em diversas outras áreas.

No entanto, apesar de toda essa presença, a língua portuguesa ainda enfrenta desafios, principalmente no que diz respeito à sua padronização. Cada país falante do português tem suas próprias variações, o que pode levar a dificuldades na comunicação entre falantes de diferentes países. Dentro do Brasil, por exemplo, em cada região, o português apresenta um conjunto de elementos próprios, regionalismos e sotaques. Em relação à diversidade da língua em cada país na qual é falada, a variação linguística é ainda maior.

Ensino do português no Brasil

Além disso, o ensino da língua portuguesa no Brasil ainda precisa de melhorias, tanto em relação à formação dos professores quanto à metodologia de ensino. Muitos brasileiros, por exemplo, acreditam que não falam “bem” o português pela falta de conhecimento da norma padrão da língua e das regras gramaticais normativas. 

Em resumo, a nossa língua tem um longo percurso histórico em sua formação, recebendo influências de outros idiomas e se tornando uma das línguas mais importantes do mundo. No entanto, a padronização entre os países falantes do português é um desafio, mesmo com os diversos acordos ortográficos firmados entre esses países nos últimos anos.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também Citação direta e indireta: como citar de acordo com as regras da ABNT; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.