A tecnologia verde ou tecnologia ambiental pode ajudar a preservar o meio ambiente com ajuda da eficiência energética e da redução de resíduos prejudiciais.
As inovações presentes na tecnologia verde usam a mais recente ciência ambiental e química verde para reduzir o impacto da atividade humana no planeta Terra.
Inovações ecologicamente amigáveis
A tecnologia verde ainda está nos estágios iniciais de desenvolvimento, mas muitas inovações interessantes já foram feitas em áreas como energia renovável, purificação de água e gerenciamento de resíduos, bem como em produtos de consumo diário, como eletrônicos e veículos.
Pode ser tão pequeno quanto um dispositivo portátil ou tão expansivo quanto um novo método de filtrar gases de efeito estufa na atmosfera.
A tecnologia verde é uma aliada do ambiente e muitas vezes envolve as seguintes ações:
- Conteúdo reciclado, reciclável e / ou biodegradável
- Materiais à base de plantas
- Redução de substâncias poluentes
- Redução das emissões de gases de efeito estufa
- Energia renovável
- Eficiência energética
- Multifuncionalidade
- Fabricação de baixo impacto
Em setembro de 2011, alguns gadgets ficaram ainda mais verdes graças aos novos padrões para os rótulos Energy Star. A Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA) exigiu que os televisores, decodificadores de cabo e de satélite sejam 40% mais eficientes do que os modelos convencionais para ganhar o selo.
Grandes empresas adotando a tecnologia verde
Grandes empresas como Dell e Google estão dando passos notáveis com tecnologia verde em projetos que vão desde embalagens baseadas em plantas a vastos parques eólicos.
O Google investiu cerca de US$100 milhões no projeto eólico Shepherd’s Flat em Oregon, nos Estados Unidos.
Além da energia eólica, o Google investiu cerca de 168 milhões de dólares em uma usina no deserto da Califórnia, assim como comprou uma participação de 49% em uma fazenda fotovoltaica na Alemanha.
Esses investimentos ajudam a impulsionar suas próprias operações, que consomem muita energia, de forma mais sustentável.
A Dell está trazendo sua mais recente tecnologia ecológica para mais perto de casa – especificamente, as casas dos clientes que encomendam os computadores da empresa.
A Dell anunciou uma nova estratégia de embalagem sustentável que usará cogumelos para criar um acondicionamento de produtos para envio.
Cultivada em vez de fabricada, a embalagem à base de cogumelo é produzida quando resíduos agrícolas, como cascas de algodão, são prensados em moldes e então inoculados com sementes de cogumelos. Em cinco a dez dias, a embalagem resultante está pronta para uso.
A embalagem à base de cogumelo é biodegradável, o que a torna uma opção muito mais ecológica do que o isopor e polietileno comumente usados.
Inovações de tecnologia ecologicamente corretas como essas continuarão a ter um tremendo impacto na indústria de tecnologia, especialmente quando implementadas por empresas com grande influência sobre os consumidores.
E então, gostou de saber um pouco mais sobre a tecnologia verde?
Não deixe de ler também – Cursos nas áreas de Tecnologia e Informação têm alta demanda no Brasil.