A importância da matemática para engenharia e arquitetura

A matemática é um dos pilares da engenharia e arquitetura. Através de conceitos matemáticos, os profissionais conseguem construir obras incríveis. 

Infindáveis projetos chamam a atenção por seus traços ao redor do planeta. Podemos citar muitos nomes importantes, mas para nós, brasileiros, Oscar Niemeyer é o verdadeiro símbolo. Já falecido, o arquiteto finalizou mais de 600 obras. 

No Brasil, algumas construções de Niemeyer são célebres. Por exemplo:

  • Museu de Arte Moderna de Niterói, no Rio de Janeiro;
  • Edifício Copan em São Paulo;
  • Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, em Brasília.

Quando se trata de engenharia, o Brasil também é bem representado. Os engenheiros Antônio Alves de Noronha Filho, Benjamin Ernani Diaz e James Graham têm no currículo, juntos, o projeto da ponte Rio-Niterói. 

Para se ter uma ideia, a obra é considerada o maior vão em linha reta do planeta e, também, o maior conjunto de estruturas protendidas da América. São mais de 13 quilômetros de extensão, quase nove sobre a água. 

Esses são nomes importantíssimos para a arquitetura e engenharia, responsáveis por transformar o cenário urbano do Brasil. Suas obras demonstram na prática a importância dos conceitos matemáticos em suas áreas de atuação. 

Com certeza, eles dominavam e trabalhavam com uma equipe com conhecimento aprofundado nas disciplinas exatas. Um dos conceitos mais vistos em ambas as áreas é a assíntota, que em síntese é explicada como um linha reta que, quando prolongada de forma indefinida, tende a aproximar-se de uma curva. 

Vale destacar que os limites, as derivadas, as funções e outros conceitos matemáticos fazem parte do cotidiano da arquitetura e das engenharias.

O uso da geometria nas obras de arquitetura

A arquitetura e a matemática possuem uma profunda relação. Na realização de um projeto, o arquiteto tem a responsabilidade de fazer diversos cálculos de consumo de revestimento de pisos e azulejos, de tijolos e telhas, do volume de enchimento de uma laje, da inclinação de telhados e rampas, entre outros. 

A utilização da geometria nas obras de arquitetura é uma das aplicações mais visíveis. Afinal, é a área da matemática que trata das figuras, linhas e formas, é fundamental na prática e estética para os projetos arquitetônicos, não importando o porte.

Segundo o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), o arquiteto é qualificado para a realização de projetos de construção e reformas, tanto as mais simples quanto as mais complexas.

A importância da matemática para as engenharias

A matemática também está presente em diversas áreas da engenharia, seja ela civil, de produção, elétrica, química, ambiental, entre outras. 

O engenheiro precisa aplicar conhecimentos científicos no desenvolvimento de estruturas e de dispositivos. Espera-se dele a capacidade de raciocínio lógico. Desse modo, a disciplina de Cálculo é fundamental na formação dos estudantes de engenharia.

Após a formação e o registro em Conselho, os engenheiros estarão capacitados para exercerem a profissão, seja “como autônomo, firma individual, empresa coletiva ou empregado”, conforme o Manual do Jovem Profissional do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) especifica.

Os conceitos matemáticos estarão presentes em toda a vida profissional. A trigonometria, por exemplo, será bastante utilizada por engenheiros civis nas obras. Já os gráficos aparecem muito no cotidiano dos engenheiros de produção, enquanto a geometria fará parte da rotina dos engenheiros eletricistas. 

E então, gostou de saber um pouco mais sobre a importância da matemática para engenharia e arquitetura?

Não deixe de ler também – 4ª parcela do Auxílio Emergencial 2021: nascidos em maio sacam o benefício em 09 de agosto

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.