UESB define Processo Seletivo Especial para 2021

A Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) informou os procedimentos referentes ao Processo Seletivo Especial 2021. A seletiva será realizada em caráter excepcional para o ingresso de novos alunos no semestre 2021/1. A data de início das aulas está prevista para dezembro de 2021.

De acordo com a UESB, 50% das vagas do semestre 2021/1 serão ofertadas no Sistema de Seleção Unificada (SiSU) e a outros 50% são para o ingresso via Processo Seletivo Especial.

Para o Processo Seletivo Especial, a UESB irá preservar as modalidades de seleção: vagas para ampla concorrência; e reserva de vagas para estudantes de escolas públicas, com 70% delas para os candidatos que se autodeclaram negros.

Além disso, haverá ainda as cotas adicionais para a seletivo, como é feito no Vestibular UESB. Desse modo, para cada curso, haverá uma vaga adicional para quilombolas, uma vaga para indígenas e uma vaga para candidatos com deficiência (PcD). 

O Consepe definiu dois critérios de seleção

A seletiva não terá a aplicação das provas tradicionais. Conforme definido pelo Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), a seleção será feita por meio de dois critérios:

  • Critério de Seleção 1: notas do Enem (serão aceitas as notas das edições de 2016, 2017, 2018 e 2019);
  • Critério de Seleção 2: média geral do estudante nas séries do Ensino Médio.

Desse modo, o candidato deverá optar por um dos critério no ato da inscrição. Caso o candidato escolha o segundo critério, será preciso apresentar o Histórico Escolar e o certificado de conclusão do Ensino Médio. Também são aceitas as certificações do Encceja.

A UESB irá divulgar em breve as datas para a inscrição. De acordo com o Consepe, a publicação do edital está prevista para as próximas semanas.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia UEMS ofertará mais de 2,3 mil vagas no Vestibular e no SiSU em 2022.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.