A crise econômica no Brasil: um histórico - Notícias Concursos

A crise econômica no Brasil: um histórico

Um histórico da crise

A crise econômica no Brasil: pioras no cenário desde 2014

Atualmente, o Brasil vive uma crise econômica que afeta diversos setores. Porém, a mesma é fruto de uma decadência que se iniciou no ano de 2014.

Para que você se informe e se prepare de forma adequada para responder questões de atualidades dos principais vestibulares e concursos do país e da prova do ENEM, vamos conferir, a seguir, um resumo sobre o histórico da atual crise econômica no Brasil.

A crise econômica no Brasil: a análise do PIB

O PIB, sigla para Produto Interno Bruto, é um indicador que possui como função analisar a situação econômica dos países que o adotam.

A grande crise econômica que atingiu o Brasil em 2014, agravou-se e derrubou o PIB do país em 3,5%. A queda no PIB continuou ocorrendo até chegar ao ano 2016, o qual ficou como o período da “grande recessão brasileira”.

Vale lembrar que a crise econômica se iniciou no ano de 2013, sendo agravada pelas consequências das manifestações que ocorreram em junho do mesmo ano. 

A crise econômica no Brasil: crise política

A crise política, iniciada em março de 2014, também contribuiu para o agravamento da crise econômica no país. O período foi marcado pelos desdobramentos da chamada “Operação Lava Jato”, que investigava os crimes de corrupção que ocorreram durante o governo de Dilma Rousseff.

Em 2014, ano de eleições presidenciais, Aécio Neves foi derrotado por Dilma Rousseff. A derrota ocorreu por uma estreita margem de votos, o que acabou por ocasionar em grande descontentamento por parte do eleitorado, que se organizou em novos protestos por todo o país.

A crise econômica no Brasil: commodities

O ciclo virtuoso de preços vantajosos para os produtores chegou ao fim nessa mesma época. As vendas para o mercado externo passaram a diminuir exponencialmente, ocasionando uma significativa queda nas exportações e consequentemente, a queda na entrada de capital estrangeiro no Brasil.

A crise econômica no Brasil: estratégia econômica 

No entanto, especialistas apontam que a crise teria sua verdadeira origem nas estratégias econômicas adotadas em anos anteriores e que não teriam surtido os efeitos desejados. Isso porque, o que convencionou-se chamar de nova matriz econômica, que teve o ano de 2011 como início, mostrou-se um verdadeiro fracasso.

Segundo o modelo, o Estado deveria intervir fortemente na economia, os gastos estatais deveriam passar a ter fundamental importância no que dizia respeito aos gastos e subsídios deveriam ser adotados em vários setores da economia. Esse tipo de política causou uma insustentabilidade fiscal, gerando a crise que se seguiu nos anos posteriores.

A crise pode ser sentida até os dias de hoje. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?