A Operação Lava Jato: definição e características 

A Operação Lava Jato: um resumo

A Operação Lava Jato se iniciou no primeiro semestre de 2014 e acabou no ano de 2021, depois de uma série de investigações. 

O tema é amplamente abordado por questões de Atualidades, principalmente nos vestibulares e na prova do ENEM.

A Operação Lava Jato: Introdução

O termo “Operação Lava Jato” se refere à uma série de investigações promovidas pela Polícia Federal do Brasil que visou desmontar um esquema de lavagem de dinheiro e de evasão de divisas.

O início da operação aconteceu em 17 de março de 2014 e o seu encerramento ocorreu no dia 01 de fevereiro de 2021. 

A Operação Lava Jato: Origem do termo

Havia em Brasília uma rede de postos de combustíveis na qual se concentravam as operações ilegais de câmbio para o pagamento de dinheiro de corrupção a políticos. Essa rede foi, ainda, apontada pelos investigadores como sendo o “caixa eletrônico da propina”. Porém, apesar do apelido, constatou-se, posteriormente, que as operações não eram feitas através de equipamentos eletrônicos, mas sim manualmente.

O principal local do esquema funcionava em um posto da rede, de nome “Posto da Torre”, que ficava a uma distância de menos de três quilômetros do Congresso Nacional. As investigações se iniciaram nesse lugar e  se supunha que o posto tinha um lava jato, mas que, na verdade, operava apenas com uma lavanderia e uma casa de câmbio clandestina, dentro de uma loja de conveniência, sem a devida autorização do Banco Central do Brasil. 

A Operação Lava Jato: No país inteiro

Com o decorrer das apurações, descobriu-se que o esquema operava em várias regiões do Brasil. As investigações prosperaram na medida em que vários doleiros foram presos e iniciaram uma série de delações premiadas. Nessas, os esquemas de corrupção foram efetivamente comprovados, uma vez que os delatores poderiam, devido à essa estratégia, aliviar suas penas.

A Operação Lava Jato: Grandes construtoras

Com o aprofundamento das investigações, mais crimes eram descobertos e mais envolvidos no esquema apareciam. Os investigadores descobriram que grandes construtoras eram contratadas para obras superfaturadas e o dinheiro era desviado por meio das “lavanderias”. Estima-se que somente a Petrobrás, a maior empresa brasileira, teria desviado mais de 42 bilhões de reais.

A Operação Lava Jato: Encerramento e consequências

A Operação Lava Jato foi oficialmente encerrada no dia 01 de fevereiro de 2021, com a emissão de mais de mil mandados de busca e apreensão.

A Operação foi responsável pela prisão de diversas pessoas públicas. Entre elas, podemos citar Sérgio Cabral, o governador do Rio de Janeiro, e Luiz Fernando Pezão, seu vice. Ainda, os investigadores descobriram que Delcídio do Amaral, Eduardo Cunha, Eike Batista e José Dirceu também estavam envolvidos nos esquemas de corrupção e lavagem de dinheiro.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.