Procon-SP questiona Shopee; saiba o que aconteceu

Você já comprou na Shopee? O que você achou? Saiba que o Departamento Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON/SP) notificou a Shopee para que a empresa apresente o processo que aplica para garantir que os produtos vendidos na plataforma de fato são verdadeiros.

A notificação foi encaminhada nesta segunda-feira (13) e as informações são do G1.

Mas a prática de notificação é comum, inclusive o Mercado Livre, que tem funcionamento similar, já foi acionado em agosto (veja mais abaixo).

“A plataforma deverá explicar sobre eventuais produtos contrabandeados ou falsificados que foram vendidos aos consumidores. A partir dessa notificação eles ficam cientes de que é possível que eles sejam responsabilizados como participantes da venda desse tipo de produto”, avisa o diretor do Procon-SP, Fernando Capez.

Com essa notificação, a Shopee terá que prestar contas sobre a veracidade das empresas que anunciam e também dos seus produtos. Para isso, será necessário informar quais os critérios que a Shopee fiscaliza os empreendimentos, bem como atestar a regularidade comercial, fiscal e tributária deles.

Outro ponto solicitado pelo órgão é que empresa explique os critérios para fornecimento de cupons e descontos, além de passar detalhes sobre os canais de atendimento ao consumidor, informando, por exemplo, o tempo médio em que são realizados.

A notificação também pede que a empresa também esclareça quais dados cobra dos consumidores para cadastro e como armazena as informações.

O G1 tentou um posicionamento da Shopee que não respondeu até o fechamento da matéria.

Mercado Livre já foi acionado

Em agosto, o Mercado Livre também foi acionado e questionado sobre quais ações adotava para prevenir venda de produtos falsificados. A empresa inclusive chegou a participar de uma reunião com a Polícia Civil.

Na ocasião, o Mercado Livre pactuou que vai colaborar com as investigações realizadas de produtos falsificados que sejam vendidos na sua plataforma

Além disso a empresa também deve assinar um Termo de Cooperação em que aceita que produtos ilegais sejam retirados da venda, sem ser necessário uma ordem judicial para que isso aconteça.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.