A carteira digital é mesmo segura? Confira os principais cuidados a se tomar

Mesmo os apps utilizando várias ferramentas de segurança, é bom tomar cuidado por conta própria

A carteira digital veio para promover ainda mais praticidade nos meios de pagamentos. Mas, será que ela é realmente segura?

Continue com a leitura da matéria desta quinta-feira (15) do Notícias Concursos e entenda mais sobre essa tecnologia que está cada vez mais popularizada. Assim, terá mais confiança em usar a carteira digital.

O que é carteira digital?

As carteiras digitais nada mais são do que aplicativos que permitem a realização de pagamentos utilizando apenas o celular. Basta cadastrar o cartão de crédito, débito ou realizar uma transferência de saldo para pagar um produto ou serviço.

Na prática, ao invés de utilizar um cartão físico, para efetuar o pagamento, você pode simplesmente aproximar o celular da maquininha. Dessa forma, a compra será registrada no meio de pagamento selecionado.

A carteira digital é mesmo segura? Confira os principais cuidados a se tomar
A carteira digital é mesmo segura? Confira os principais cuidados a se tomar – Freepik

Como funciona?

Com uma carteira digital, o processo de compra fica mais fácil. Caso você esqueça a carteira física, ainda conseguirá efetuar pagamentos via contactless.

Para utilizar a ferramenta é preciso baixar uma das melhores carteiras digitais. Assim, faça o cadastro e informe os dados dos meios de pagamentos que você deseja registrar (cartão de débito, crédito ou saldo em conta).

Atenção: para utilizar essa forma de pagamento é preciso verificar se o lojista conta com uma máquina de pagamento que aceita pagamentos por aproximação. Ademais, ele pode ter também um celular com a tecnologia NFC.

É seguro pagar com as carteiras digitais?

Sim, é seguro pagar com carteira digital. Afinal, todos os dados pessoais e números de cartões inseridos no aplicativo são criptografados por mecanismos de proteção. Dessa forma, o estabelecimento não tem como acessar as informações.

Principais cuidados ao usar carteira digital

Agora que você já entendeu como funciona, chegou a hora de entender como utilizar com segurança. Siga algumas dicas que evitam situações de risco:

  • Celular roubado – Se o celular for roubado, bloqueie rapidamente os cartões cadastrados. Dessa forma a pessoa não conseguirá utilizá-los para fazer pagamentos;
  • Confira os extratos – Sempre fique de olho nos extratos da sua carteira digital. Assim, você se mantém atualizado dos gastos e consegue identificar uma cobrança indevida;
  • Celular desbloqueado – Só autorize o pagamento de compras se o celular estiver desbloqueado. Após ativar essa opção, se você perder o celular diminuirá os prejuízos;
  • Tenha uma senha exclusiva – Cadastre uma senha diferente das utilizadas em outros aplicativos. Para deixá-la ainda mais forte utilize caracteres especiais e letra maiúsculas;
  • Verifique o visor da maquininha – Antes de aproximar o celular na máquina de cartão, verifique o valor cobrado pelo lojista para não acabar pagando um valor mais alto.

Agora que você já conhece mais sobre a conta digital, pode usá-la com segurança. Basta se precaver como nas dicas que demos e ter as ferramentas para te beneficiar no dia a dia.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.