A análise do Comef sobre os mercados financeiros globais - Notícias Concursos

A análise do Comef sobre os mercados financeiros globais

Confira a análise do Comef sobre os mercados financeiros globais, de acordo com informações do Banco Central. Saiba mais detalhes!

Periodicamente, o Banco Central do Brasil (BCB) divulga dados oficiais e análises feitas durante importantes reuniões oficiais (Copom e Comef) que decidem fatores importantes no que tange à economia.

Dados oficiais sobre a 49ª reunião do Comitê de Estabilidade Financeira (Comef)

Sendo assim, na data desta publicação, 2 de junho de 2022, o Banco Central do Brasil (BCB) divulgou a 49ª Ata da reunião oficial do Comitê de Estabilidade Financeira (Comef). Confira alguns pontos relevantes! 

A análise do Comef sobre os mercados financeiros globais

De acordo com a Ata oficial da 49ª reunião do Comitê de Estabilidade Financeira (Comef), o sistema financeiro das principais economias segue resiliente. 

As instituições financeiras (IFs) mantiveram a estabilidade

As instituições financeiras (IFs) nesses países mantêm níveis de capital e liquidez robustos. Conforme destaca o Comitê de Estabilidade Financeira (Comef), as instituições financeiras (IFs) de importância sistêmica com maiores exposições à Rússia e à Ucrânia mantiveram, no primeiro trimestre de 2022, níveis de capital e de liquidez acima do mínimo exigido. 

O conflito entre a Rússia e a Ucrânia impacta a economia

O Comitê de Estabilidade Financeira (Comef) segue acompanhando de perto os desdobramentos da guerra entre Rússia e Ucrânia e seus impactos sobre os mercados financeiros e de capitais, destaca a divulgação oficial do Banco Central do Brasil (BCB).

O cenário global deteriorou-se desde a última reunião do Comitê de Estabilidade Financeira (Comef). Em reação às pressões inflacionárias acentuadas pelos desdobramentos do conflito geopolítico, bancos centrais de países desenvolvidos e emergentes têm adotado uma postura mais contracionista. 

Comef e as perspectivas para o crescimento global 

Adicionalmente, as perspectivas para o crescimento global pioraram devido à queda na atividade econômica na China em razão dos novos surtos de Covid19, à persistência de pressões sobre as cadeias de suprimentos e ao conflito na Europa, analisa o Comitê de Estabilidade Financeira (Comef).

Esses fatores, somados ao aumento da incerteza do cenário macroeconômico prospectivo, levaram a um aperto adicional das condições financeiras desde o último Comitê de Estabilidade Financeira (Comef), informa o Banco Central do Brasil (BCB).

A reprecificação dos ativos

Como consequência, houve reprecificação relevante de vários ativos e aumento dos custos de financiamento nos mercados globais, destaca o Comitê de Estabilidade Financeira (Comef). Até o momento, esses movimentos têm sido ordenados, destaca a divulgação oficial do Banco Central do Brasil (BCB).

Os ajustes da política macroprudencial

De acordo com a análise oficial do Comitê de Estabilidade Financeira (Comef), a política macroprudencial segue sendo ajustada em vários países para conter vulnerabilidades identificadas nos seus sistemas financeiros.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?