8 fatos interessantes sobre a geografia do mundo

Os geógrafos procuram constantemente fatos interessantes sobre o nosso mundo. Eles querem saber “por que”, mas também gostam de saber o que é o maior / menor, o mais distante / próximo e o mais longo / mais curto. Assim como também querem responder a perguntas confusas sobre geografia, como “que horas são no Polo Sul?”

E nós, principalmente quando estudamos essa matéria, nos deparamos com diversas curiosidades. Algumas delas, claro, podem até surgir nas provas, como vestibulares e o Enem, por exemplo.

O que acha de descobrir oito ‘coisas’ sobre geografia com a gente? Acompanhe!

1. Mais distante do centro da Terra

Devido à protuberância da terra no Equador , o pico do Monte Chimborazo do Equador (20.700 pés ou 6.310 metros) é o ponto mais distante do centro da Terra.

Assim, a montanha reivindica o título de “ponto mais alto da Terra” (embora o Monte Everest ainda seja o ponto mais alto acima do nível do mar). Mt. Chimorazo é um vulcão extinto e fica a cerca de um grau ao sul do Equador.

2. Temperatura de ebulição da mudança de água

Enquanto no nível do mar, o ponto de ebulição da água é 212 F, ele muda se você for mais alto do que isso. Quanto isso muda? Para cada aumento de 500 pés na elevação, o ponto de ebulição cai um grau. Assim, em uma cidade a 1.500 metros acima do nível do mar, a água ferve a 202 F.

3. Por que Rhode Island é chamada de ilha

O estado comumente chamado de Rhode Island, na verdade, tem o nome oficial de Rhode Island e Providence Plantations. “Rhode Island” é a ilha onde hoje fica a cidade de Newport; no entanto, o estado também ocupa o continente e três outras ilhas principais.

4. Lar da maioria dos muçulmanos

O quarto país mais populoso do mundo tem a maior população de muçulmanos. Aproximadamente 87% da população da Indonésia são muçulmanos; portanto, com uma população de 216 milhões, a Indonésia é o lar de aproximadamente 188 milhões de muçulmanos. A religião do Islã se espalhou pela Indonésia durante a Idade Média.

Leia – Atualidades: Entenda o conflito sunita versus xiita

5. Produção e exportação de arroz

O arroz é um alimento básico em todo o mundo e a China é o maior produtor mundial de arroz, produzindo pouco mais de um terço (33,9%) do suprimento mundial de arroz.

A Tailândia é o maior exportador mundial de arroz, no entanto, e está exportando 28,3% das exportações mundiais de arroz. A Índia é o segundo maior produtor e exportador mundial.

6. Sete Colinas de Roma

Roma foi construída sobre sete colinas. Diz-se que Roma foi fundada quando Rômulo e Remo, filhos gêmeos de Marte, acabaram no sopé da colina Palatino e fundaram a cidade. As outras seis colinas são Capitolino (a sede do governo), Quirinal, Viminal, Esquilino, Célio e Aventino.

7. O maior lago da África

O maior lago da África é o Lago Vitória, localizado na África oriental, na fronteira com Uganda, Quênia e Tanzânia. É o segundo maior lago de água doce do mundo, depois do Lago Superior na América do Norte.

O Lago Vitória foi batizado por John Hanning Speke, um explorador britânico e o primeiro europeu a avistá-lo (1858), em homenagem à Rainha Vitória.

8. País menos densamente povoado

O país com a densidade populacional mais baixa do mundo é a Mongólia, com uma densidade populacional de aproximadamente quatro pessoas por milha quadrada. Os 2,5 milhões de habitantes da Mongólia ocupam mais de 600.000 milhas quadradas de terra.

A densidade geral da Mongólia tem uma limitação, pois apenas uma pequena proporção da terra tem utilidade para agricultura, com a grande maioria das terras direcionada apenas para pastoreio nômade.

Leia – Geografia: 10 cidades mais populosas do mundo

E então, gostou de saber desses fatos?

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.