7 dicas infalíveis para arrasar em uma entrevista de emprego online

As entrevistas de emprego online se tornaram cada vez mais comuns durante a pandemia do Covid-19, mas também são uma tendência para o futuro do trabalho.

Isso porque elas permitem que as empresas recrutem candidatos de qualquer lugar do mundo, sem a necessidade de deslocamento ou de um espaço físico específico.

No entanto, as entrevistas online também exigem alguns cuidados e preparativos por parte dos candidatos. Assim, eles devem se adaptar às novas tecnologias e às novas formas de comunicação.

Como se preparar para uma entrevista de emprego online

Como se preparar para uma entrevista de emprego online
Como se preparar para uma entrevista de emprego online. Imagem: Canva

A seguir, confira as melhores dicas para você se preparar e se destacar diante dos concorrentes em uma entrevista de emprego online.

1 – Pesquise sobre a empresa e a vaga

Você também pode gostar:

Como ir bem na ENTREVISTA DE EMPREGO? Veja 10 DICAS de ouro

Antes da entrevista, é fundamental fazer uma pesquisa sobre a empresa e a vaga para a qual está se candidatando. Nesse sentido, busque informações sobre a história, a missão, visão e valores, bem como os objetivos da empresa. Assim, será possível demonstrar conhecimento e interesse pela organização.

Além disso, procure saber mais sobre as atribuições, as responsabilidades, as competências e as habilidades exigidas para a vaga. Dessa forma, você poderá mostrar como o seu perfil se encaixa nas expectativas da empresa e como você pode contribuir para o seu crescimento.

2 – Ambiente adequado

Um dos aspectos mais importantes para uma entrevista online é a escolha do ambiente onde ela será realizada. Você deve optar por um local tranquilo, silencioso, iluminado e organizado, que não tenha distrações ou interrupções durante a conversa.

Evite locais com muito barulho, como ruas movimentadas ou obras próximas. Também evite locais com muita movimentação de pessoas ou animais. Assim, o ideal é escolher um local mais reservado, que pode ser um escritório ou mesmo um espaço do seu quarto.

Além disso, é importante observar se o fundo da imagem não tem elementos que possam comprometer a imagem profissional ou desviar a atenção do entrevistador. Por isso, uma das recomendações é utilizar um fundo liso ou o mais discreto possível.

3 – Teste a sua conexão antes da entrevista online

Outro aspecto essencial para uma entrevista online é o funcionamento dos equipamentos e da conexão de internet que serão utilizados. Você deve testar com antecedência se o seu computador, tablet ou celular está funcionando corretamente e se tem bateria suficiente.

Também verifique se o microfone, a câmera e o fone de ouvido estão em boas condições e se captam bem o som e a imagem. Além disso, confira se a sua conexão de internet é estável e rápida o suficiente para suportar uma chamada de vídeo sem travamentos ou quedas.

4 – Vestimenta adequada

A forma como você se veste pode influenciar na sua imagem profissional e na impressão que passará na entrevista online. Por isso, é importante escolher uma roupa adequada ao cargo e à empresa que está se candidatando.

Geralmente, as roupas sóbrias, discretas e confortáveis são excelentes opções. Mesmo sendo uma transmissão online, é fundamental transmitir uma imagem de profissionalismo e confiança ao entrevistador. E a forma de se vestir pode fazer essa comunicação.

5 – Se prepare para as perguntas

É fundamental se preparar também para as perguntas que o entrevistador vai realizar. Normalmente, são perguntas para conhecer mais sobre o entrevistado e se ele é a pessoa adequada para a vaga.

Por isso, seja claro, objetivo e sincero em suas respostas. Procure destacar as suas qualificações, as suas experiências e os seus diferenciais para a vaga. Além disso, mostre motivação e interesse pela empresa e pela oportunidade.

6 – Faça perguntas relevantes na entrevista online

A entrevista online não serve apenas para o entrevistador conhecer o candidato, mas também para o candidato conhecer mais sobre a vaga e a empresa. Normalmente, ao final da entrevista, é possível fazer alguma pergunta ou acrescentar algo a mais.

Por isso, faça perguntas relevantes relacionadas à vaga e evite fazer perguntas que já foram respondidas ao longo da entrevista.

7 – Agradeça

Ao final da entrevista online, agradeça ao entrevistador pela oportunidade e pelo tempo dedicado. Você pode aproveitar para reforçar o interesse pela vaga e se colocar à disposição para esclarecer qualquer dúvida ou enviar qualquer documento adicional.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.