Produtividade: 6 Dicas para se tornar uma pessoa mais produtiva

Produtividade é um termo que está muito em alta atualmente. Seja pela rotina acelerada ou pela correria do dia a dia, é cada vez mais comum encontrar ferramentas e soluções para facilitar sua produção a fim de agilizá-la e, consequentemente, aumentá-la. 

Por isso, a partir de agora, você conhecerá seis dicas para se tornar uma pessoa mais produtiva no trabalho ou até mesmo em casa. 

Além disso, entenderá que existem alguns momentos do seu dia nos quais você pode fazer mais de uma tarefa ao mesmo tempo sem prejudicá-las.

6 Dicas para ter mais produtividade

Antes de mais nada, você precisa entender qual a diferença entre produtividade e eficiência. De acordo com o site Canva:

  • produtividade – está ligada a quantidade de entregas que você faz ao longo de um período, ou seja, ela mede os resultados;
  • eficiência – tem a ver com a forma pela qual o resultado foi alcançado, ou seja, ela mede como se alcançou determinado resultado levando em conta o consumo de recursos para tal fim.

Essa explicação é importante, sobretudo, para esclarecer que este artigo visa ajudar você a aumentar o seu ritmo de entregas ao longo do dia sem precisar, necessariamente, expandir seu tempo de trabalho.

Portanto, agora que você já entendeu a diferença entre produtividade e eficiência, vamos às dicas para se tornar uma pessoa mais produtiva.

1. Acorde mais cedo

Essa é a primeira dica porque é a parte essencial do seu dia e, sobretudo, da sua rotina. Você não precisa acordar de madrugada, porém levantar duas horas mais cedo pode te ajudar a evitar contratempos.

A princípio, a ideia não está somente ligada ao horário, mas sim à tomada de decisão ao longo do seu dia, controlando o seu tempo. Então, para construir uma rotina produtiva, você precisa encarar as coisas de forma mais proativa. Pode ser que precise dar um passo atrás para pensar no autoconhecimento.

2. Otimize suas tarefas

Como você já deve saber, compromissos mal estruturados são frequentes. Entretanto, eles precisam ser evitados, já que prejudicam muito o seu tempo e, consequentemente, sua produtividade.

Em uma reunião de trabalho, por exemplo, você deve entender exatamente o que precisa. Portanto, monte uma pauta e tenha o objetivo daquela reunião bem claro na sua cabeça. Assim, você valoriza seu tempo e o de outras pessoas.

3. Coloque o “NÃO” em seu vocabulário

Independentemente do seu cargo na empresa, dizer um “não” pode ser algo difícil de fazer. Porém, você precisa conhecer suas responsabilidades e prioridades e saber dizer “não” ou pelo menos negociar a tarefa é muito importante.

Uma boa estratégia diante de um convite é pedir um tempo para pensar. Assim, você pode refletir um pouco e verificar se ele está dentro das suas prioridades. Caso não, agradeça e recuse educadamente. Procure não responder com “sim” ou ”não” no mesmo momento.

4. Tenha foco

Uma coisa que você precisa colocar na cabeça: não é possível fazer tudo aquilo que queremos com o tempo disponível. Por isso, você precisa definir quais serão suas prioridades, ou seja, aquilo que é mais importante no seu dia. 

Algumas perguntas que você pode se fazer para descobrir isso são:

  • qual o meu projeto mais importante do mês?
  • qual a minha tarefa mais importante?
  • quais as minhas ações que mais impactam a meta global da empresa?
  • o que eu preciso estudar com base na minha necessidade?

“TENHA FOCO” – essa é a regra do jogo.

5. Utilize seu tempo inativo

Em algum momento do seu dia, você entra no modo de espera, seja por estar na fila do banco, por aguardar a consulta médica, ou pelo trânsito. Pensando nisso, não leve esse período que você está inativo como perdido.

Atualmente, existem diversas coisas que você pode fazer enquanto aguarda, como:

  • ouvir podcasts;
  • responder seus e-mails e mensagens privadas;
  • fazer um curso online;
  • ler um livro em papel, ou ebook, ou em formato de áudio;
  • conversar com outras pessoas.

6. Gerencie seu tempo

Gerenciar o próprio tempo é o ponto-chave para quem quer ser mais produtivo. Alguém que responde de imediato as mensagens que recebe é visto como extremamente eficiente e com um nível de produtividade alto. Entretanto, é preciso ter atenção.

Por mais que você responda seus e-mails e mensagens privadas rapidamente, isso pode ser um sinal de distração e falta de foco. 

Caso essa atitude aconteça apenas no momento em que você precisa tomar uma decisão ou se comunicar urgentemente, está correto; caso não, é um indicativo que você está sendo pouco produtivo. Controle seu tempo e a produtividade virá.

Aplique todas essas dicas e você alcançará a alta performance e verá como seus dias se tornarão muito mais produtivos. 

Curtiu o assunto? Então, deixe seu comentário e aproveite para conferir mais conteúdos sobre produtividade.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.